Uma Visão Geográfica dos Impactos do Turismo em Pirenópolis Foi Tema de Sarau Ambiental na COEPi

No último domingo (30/06/19) o geógrafo Gabriel Dias, especialista em geoprocessamento, apresentou uma interessante análise geográfica sobre os impactos do crescimento do turismo na cidade de Pirenópolis. A maior parte das informações, imagens e mapas foram extraídas de seu trabalho de conclusão de curso na Universidade de Brasília. Gabriel, criado em Pirenópolis vivenciou ao longo de sua vida o crescimento do turismo neste importante destino de ecoturismo e turismo cultural do Centro Oeste. Em seu estudo ele analisou a dinâmica do uso e ocupação dos imóveis num trecho do Centro Histórico de Pirenópolis, tombado pelo IPHAN em 1989, além das expansões urbanas nas periferias da cidade. A plateia ficou surpresa com as imagens de satélite que mostram nitidamente o crescimento urbano e a alteração da paisagem. Outro fato significante constatado é a quantidade de residências que se transformaram em pontos comerciais no Centro histórico (lojas, restaurantes e pousadas), a valorização imobiliária e o deslocamento da população original para as periferias, um fenômeno conhecido como gentrificação.

Gabriel mostrou como o turismo trouxe impactos positivos e negativos. Os positivos mais importante são: a valorização do patrimônio arquitetônico, cultural e natural; a geração de emprego e renda e o aumento da qualidade de vida, demonstrado pelo aumento expressivo do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano de Pirenópolis.  Quanto aos impactos negativos, destacou: o crescimento urbano desordenado, o aumento da poluição, da violência e dos problemas de trânsito. Gabriel sugeriu algumas soluções para o trânsito, tais como a implantação de transporte coletivo, a instalação de semáforos e a criação de zona azul no Centro Histórico, que deverá estimular as pessoas a caminharem mais e a deixarem seus carros nas garagens e pousadas, e que deverá gerar uma renda importante para o município que poderá ser investida em melhorias no trânsito e na segurança. Gabriel concluiu explicando a importância de estudos geográficos desta natureza para orientar o planejamento e a gestão do turismo.

Após a palestra a dupla Diego e Pedro da Arawaks Sound System, apresentaram composições autorais num mix muito bem balanceado de bits eletrônicos e interações vocais ao vivo da boa Reggae Music. Taí outro impacto positivo do turismo: o surgimento de músicos e bandas locais que trabalham no entretenimento de visitantes e moradores. “One good thing about music: when it hits, you feel no pain” (Bob Marley).