Restauração Ecológica é Tema de Sarau Ambiental e Oficina Técnica na COEPi

            O Núcleo de Educação Ambiental da COEPi inicia 2020 expondo um tema importantíssimo: “Restauração Ecológica de Ecossistemas Degradados”. O palestrante convidado, o biólogo José Felipe Ribeiro da EMBRAPA, é um dos maiores especialistas no assunto no Brasil. Na quinta-feira dia 13/02 promovemos um Sarau Ambiental no CinePireneus onde o Dr. Felipe Ribeiro fez uma palestra entremeada de música instrumental interpretada pelo grupo Choro na Calçada, de Pirenópolis: Mauro Cruz na flauta, Jerônimo Forzani no violão7 cordas, Ricardo de Pina na percussão, com os convidados: Marco Junior no cavaquinho e acordeon e Marcus Barros no violão.

            O Dr. Felipe Ribeiroapresentou diversas soluções tecnológicas para a restauração ecológica das diferentes áreas de uma propriedade rural (APP – Áreas de Preservação Permanente, ARL – Área de Reserva Legal,AUA – Área de Uso Alternativo e AUR – Área de Uso Restrito). Comentou também sobre o WebAmbiente, aplicativo desenvolvido pela EMBRAPA e MMA, trata-se de um “sistema de informação interativo para auxiliar tomadas de decisão no processo de adequação ambiental da paisagem rural e contempla o maior banco de dados já produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental.” (Fonte: https://www.webambiente.gov.br/)

            No dia seguinte o palestrante expôs o tema “Restauração Ecológica” em maior detalhe durante uma oficina técnica na sede da COEPi. Ele fez questão de frisar que a restauração ecológica se dá tanto em ecossistemas naturais quanto nas áreas produtivas da propriedade rural, incluindo as pastagens. O biólogo Rogério Dias, membro da COEPi e organizador do evento, salienta que a restauração ecológica das APPs é uma prioridade tanto sobre o ponto de vista legal quanto ambiental, haja visto que se tratam de áreas naturais que garantem a preservação dos recursos hídricos, fundamentais ao funcionamento da produção agrícola e de todos os ecossistemas do planeta Terra. Estiveram presentes na oficina, proprietários rurais de Pirenópolis, técnicos da COEPi, membros da Secretaria de Meio Ambiente de Pirenópolis, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Pirenópolis e da Agrodefesa de Pirenópolis.

            A COEPi agradece a colaboração da EMBRAPA, do Cine Pireneus (Prefeitura de Pirenópolis), da Pousada Flores do Cerrado e dos restaurantes Tempero do Rosário e Cachaçaria do Dill pelo acolhimento do palestrante. Acreditamos que a parceria entre a sociedade civil organizada, o poder público e a iniciativa privada é o caminho para uma sociedade mais unida, mais justa e evoluída.