COEPi recebe novo apoio do FAC/Goiás para a adequação e reforma da Oca da Terra

A COEPi concluiu mais um projeto apoiado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. O projeto “Adequação e Reforma no Museu Oca da Terra da COEPi” coordenado pelo biólogo Rogério Dias foi contemplado com sessenta e cinco mil reais no edital do FAC de 2023 voltado para museus de Goiás. A Oca da Terra completou12 anos e já recebeu apoio do FIES – Fundo Itaú de Excelência Social, do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e por duas vezes do FAC/GO – Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Este segundo apoio teve como objetivo melhorar a experiência do visitante no Museu Oca da Terra, promovendo maior popularização das ciências em Pirenópolis e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e bem estar da comunidade local e visitantes.

Com este último recurso obtido do FAC/GO foi feita uma ampliação do espaço de exposição do Museu Oca da Terra para abrigar a sessão de geologia e a maquete da Serra dos Pireneus; foram confeccionados dois novos vitrais decorativos para o novo espaço pelo escultor Jota Clavijo; foram adquiridos três novos expositores e uma cobertura de acrílico para proteger a maquete da Serra dos Pireneus a fim de requalificar e ampliar a exposição permanente do Museu; o sistema de iluminação da Oca foi reformado; e foram realizadas três edições do evento Sarau Ambiental com palestras temáticas e atrações musicais.

Na edição de setembro do Sarau Ambiental tivemos a palestra “Oca da Terra – Popularizando as Ciências em Pirenópolis” com o biólogo Rogério Dias, curador da Oca da Terra, onde foi mostrado um pouco das vivências educativas com grupos escolares realizadas na COEPi. Em seguida houve a apresentação do grupo Choro na Calçada. Em novembro tivemos a palestra “Oca da Terra 12 Anos – Um Acervo Colaborativo” com o artista plástico e parceiro na curadoria da Oca Jota Clavijo, seguida de apresentação do duo de cordas Pedro Vaz e Jefferson Amorim. Neste Sarau foi mostrado um pouco da trajetória museológica de Clavijo, com destaque para o acervo colaborativo da Oca. Ao final foram entregues certificados aos colaboradores presentes. Em dezembro tivemos a palestra “Fauna de Pirenópolis – Fotografia e Câmeras Trap” com Lucas Gaehwiler, graduando de medicina veterinária na UFG e colaborador da Oca da Terra. Atualmente Gaehwiler desenvolve um trabalho independente de monitoramento da fauna de Pirenópolis com uso de câmeras traps (armadilhas fotográficas). O público presente ficou maravilhado em ver a riqueza da fauna nativa ainda presente no município de Pirenópolis. Em seguida tivemos a apresentação musical do violonista Abbel com o baterista Ricardo de Pina.

O Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás faz parte de uma política pública importantíssima do Estado de Goiás, viabilizando o fomento de projetos culturais em diversas áreas, apoiando e valorizando a cultura goiana e melhorando a qualidade de vida de sua população. A COEPi completa 28 anos em 2024 e já desenvolveu diversos projetos culturais e socioambientais em Pirenópolis, vários apoiados pelo FAC/Goiás.