EMATER-DF Realiza Oficina sobre Cultivo em Estufas e Controle Biológico de Pragas na COEPi + Sarau Ambiental sobre Plantas Ornamentais do Cerrado e Floricultura no Cine Pireneus

Dois eventos semeadores num só dia com a Dra. Loiselene Trindade, agrônoma coordenadora do Programa de Floricultura da EMATER-DF, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do polo de floricultura do DF. Numa ensolarada tarde de 26 de julho, um grupo de 15 moradores de Pirenópolis, vários já trabalhando com a agroecologia, participaram da oficina “Cultivo em Estufas e Controle Biológico de Pragas” na COEPi. A oficina iniciou com uma aula teórica abrangendo diversos aspectos sobre o cultivo protegido e o manejo integrado de pragas, esclarecendo suas vantagens e desafios. Em seguida a Dra. Loiselene fez algumas demonstrações de equipamentos de medição de umidade e pH de solo e técnicas de cultivo em bandejas. Ela aproveitou a nova estufa agrícola da COEPi para destacar detalhes de construção, materiais, equipamentos e técnicas de manejo em cultivo protegido. A construção desta estufa e a realização de uma série de capacitações sobre agroecologia na COEPi foi possível devido ao apoio financeiro da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil. Uma das sugestões da Dra. Loiselene para nossa estufa, seria a produção de mudas de plantas ornamentais do Cerrado, devido à crescente demanda por paisagistas da região e à falta de oferta no mercado. Ela inclusive doou sementes de algumas espécies nativas para darmos início neste trabalho.

À noite, no CinePireneus, completamos mais um ciclo de edições do Sarau Ambiental com o tema “Plantas Ornamentais do Cerrado e Floricultura”. A Dra. Loiselene destacou o grande potencial paisagístico da flora do Cerrado e algumas de suas vantagens: adaptação ao clima, baixa necessidade hídrica, preservação da flora nativa, agregação de valor e sustentabilidade. Para tanto são necessários estudos científicos, somados a ações de educação, valorização e proteção da vegetação nativa. Ela comentou sobre algumas de suas espécies favoritas, tais como: os Paepalanthus (sempre-vivas) a Calliandra (flor-do-cerrado), o Cochlospermum (algodãozinho-do-cerrado) e as orquídeas.

Vale lembrar que a coleta de plantas nativas em unidades de conservação (parques, reservas, APAs) só pode ser realizada com licença do órgão gestor e dentro de critérios que evitem impactos populacionais. Sabe-se que muitas orquídeas (Cattleya walkeriana) já foram coletadas na área do Parque Estadual da Serra dos Pireneus e que a abundância que havia num passado recente infelizmente não existe mais. Quem sabe, quando o Parque dos Pireneus estiver efetivamente cercado, protegido e manejado, um programa de reintrodução dessas orquídeas, que estão em muitos quintais de Pirenópolis, Brasília e Goiânia, possa restabelecer sua população, voltando a embelezar os magníficos blocos de rochas que afloram no cerrado-rupestre da região.

A apresentação musical deste Sarau ficou nas mãos do Trio ZéRiBó, composto pelo guitarrista Zé Krishna, o baterista Ricardo de Pina e o baixista Bororó. O Trio, com seu embalo jazzístico, interpretou clássicos da MPB e do jazz. ZeRiBó é uma formação pirenopolina já bastante conhecida do público local, que mostra que em Piri tem música instrumental de alta qualidade.

Esta edição do Sarau Ambiental foi a última de 9 edições oficialmente apoiada pelo projeto EMANA, FAC-Goiás. Seguimos na busca de novas parcerias para dar continuidade a esta importante ação da COEPi.

O apoio da EMATER-DF foi possível através de um contato com a Dra. Denise Fonseca, Presidente da EMATER-DF, a qual não só se prontificou em colaborar como também prestigiou o evento com sua presença.

Agradecemos também pelo o apoio da prefeitura de Pirenópolis pelo uso do Cine Pireneus e do lanche para a oficina, e da Pousada Flores do Cerrado que contribuiu com a hospedagem da palestrante. Aproveitamos para anunciar que estamos buscando apoio para custear a mão de obra de nosso jardineiro/viveirista, um jovem morador do Carmo que vem sendo capacitado e que tem contribuído bastante com a revitalização da área demonstrativa de agroecologia da COEPi. Pessoas físicas ou empresas interessadas em colaborar podem nos procurar e entrar para os programas de Padrinhos ou Empresas-Amigas da COEPi. Saiba mais: http://coepi.org.br/colabore/empresa-amiga/