LEI ALDIR BLANC – Lei emergencial, batizada em memória desse grande músico/poeta brasileiro, voltada aos artistas em tempos de pandemia.

A Lei Aldir Blanc foi uma enorme conquista da classe artística que contou com apoio decisivo de um grupo de parlamentares sensíveis e corajosos do Congresso Nacional, que entenderam a importância do segmento cultural para o desenvolvimento do país, assim como as fragilidades que o setor enfrenta neste momento de restrições do exercício profissional em espetáculos e ações ao vivo.

Lançada em 2020, a LAB mobilizou ativistas culturais por todo o país, promoveu conferências estaduais e municipais online, uniu poder público e sociedade civil para auxiliar na destinação dos recursos de forma ampla e justa aos fazedores de arte. 

Por ser uma ação inédita enfrentou muitas dificuldades em seu processo de execução, desde questões burocráticas até o desinteresse de alguns municípios em aderir à proposta, mas ainda assim foi um sucesso nacional e possibilitou, além do auxílio financeiro, uma explosão de produções culturais de alta qualidade. 

No Estado de Goiás a LAB teve 2 edições realizadas. Na primeira a COEPi foi contemplada na categoria Cultura Popular e realizou a gravação de um vídeo com apresentação do grupo de Maracatu Baque de Rocha – disponível em nosso canal do Youtube . E ainda recebeu a doação de dois produtos de artesãos: um portal multicolorido para nosso Coreto feito em macramê por Patrícia Ferraz (EntreNós) e uma escultura de Tamanduá-bandeira que veio somar em nossa coleção do Cerrado feita pelo parceiro Alex Botega. 

Na segunda edição, ainda em processo de execução, pudemos auxiliar na inscrição, com aprovação de dois grupos de Cultura Popular: Banda de Couro e Congada, e também dos mestres Marieta, Mário, Zé do Barro e Adelina, como prêmio por suas atuações na área cultural. 

Além disso, nossa equipe de colaboradores aprovou projetos pessoais que vêm somar com nossa programação cultural: Tadeu foi contemplado com o projeto de manutenção do Cineclube, Juliana com o espetáculo infantil da Zabumba de Chita. Isabella, Victor e Gabriel com gravação de shows autorais. Pat e Adela também foram premiadas com seus artesanatos e seremos uma das instituições beneficiada com exemplares de suas obras Divino EntreNós e Caixinhas Porta Inspiração.

No total foram quase 1700 projetos contemplados no Estado com empenho e celeridade da Secretaria Estadual de Cultura de Goiás. Aguardem! muito em breve estarão pipocando nas telinhas e redes sociais.

Porém, infelizmente, no município de Pirenópolis a LAB não foi executada. Em julho de 2021 o Secretário de Cultura, Ronado Felix, anunciou em reunião no Cine Pireneus o cancelamento do resultado publicado sob alegação de irregularidades no processo aberto na gestão municipal passada. Publicamente assumiu que seria lançado um novo edital, mas o ano acabou e ainda não temos notícias do que foi ou será feito com o recurso de R$ 197.299,24 (cento de noventa e sete mil, duzentos e noventa e nove reais e vinte e quatro centavos), depositado pelo Governo Federal na conta da Prefeitura em dezembro de 2020 para auxiliar emergencialmente os artistas locais.  Cabe também mencionar e lamentar que em janeiro deste ano foi nomeado um novo Conselho Municipal de Cultura, sem eleição, onde a COEPi perdeu a cadeira que ocupava há anos apesar da sua ativa contribuição Esperamos que esta nova composição consiga esclarecer  o processo da Lei Aldir Blanc, assim como propor, apoiar e acompanhar de perto outras ações culturais para a cidade.