Durante os dias 2 e 4 de dezembro de 2024 a COEPi recebeu o curso sobre PMIF – Planejamento de Manejo Integrado do Fogo ministrado pelos analistas ambientais Bruno Cambraia e Bianca Zorzi do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O público foi composto de proprietários de RPPNs de Pirenópolis, gestores da APA e do Parque Estadual da Serra dos Pireneus (SEMAD), bombeiros do 17º Batalhão Bombeiro Militar de Pirenópolis, brigadistas da Brigada Voluntária Gavião Fumaça de Pirenópolis, Brigada Comunitária de Terra Ronca e Brigada Aliança, além de técnicos e gestores ambientais. De acordo com uma nova política nacional, o MIF – Manejo Integrado do Fogo é um “modelo de planejamento e gestão que associa aspectos ecológicos, culturais, socioeconômicos e técnicos na execução, na integração, no monitoramento, na avaliação e na adaptação de ações relacionadas com o uso de queimas prescritas e controladas e a prevenção e o combate aos incêndios florestais, com vistas à redução de emissões de material particulado e gases de efeito estufa, à conservação da biodiversidade e à redução da severidade dos incêndios florestais, respeitado o uso tradicional e adaptativo do fogo” (Lei no 14.944 de 2024).
As RPPNs – Reservas Particulares do Patrimônio Natural são unidades de conservação da natureza previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Caracterizadas por serem áreas privadas gravadas com perpetuidade nas matrículas dos imóveis, normalmente criadas por proprietários rurais e ambientalistas, as RPPNs devem prezar pela conservação biológica e podem ser utilizadas para fins de pesquisa científica ou visitação turística, educacional e recreativa. Atualmente é o tipo de unidade de conservação mais abundante no Brasil. A pioneira RPPN Vaga fogo em Pirenópolis foi criada em 1990. Atualmente o município possui 25 RPPNs, sendo o município com o maior número de RPPNs no Estado de Goiás. A maioria dessas RPPNs está localizada dentro da APA Estadual da Serra dos Pireneus que junto com o Parque Estadual dos Pireneus e o Monumento Natural Cidade de Pedra, situado ao norte da APA, formam um mosaico de unidades de conservação da natureza de diferentes categorias, algumas públicas e muitas privadas.
Durante o curso foram elaborados quatro estudos de casos: RPPN Vargem Grande, RPPN Flor das Águas, complexo de RPPNs do Córrego Barriguda e Parque Estadual da Serra dos Pireneus. A turma foi dividida em quatro equipes que durante dois dias exercitaram a criação de PMIFs – Planos de Manejo Integrado do Fogo baseados no roteiro metodológico do ICMBio. O biólogo Rogério Dias, coordenador técnico da Brigada Gavião Fumaça e um dos organizadores do evento explica que o intuito de trazer esse curso para Pirenópolis e implantar o MIF neste mosaico de unidades de conservação está relacionado aos recorrentes incêndios florestais de grandes proporções que vem atingindo esse território há muito tempo, causando grandes impactos na rica biodiversidade, nos preciosos recursos hídricos existentes, na economia local e na saúde humana. “Esperamos com isso poder reduzir os grandes incêndios e minimizar os impactos socioambientais nesta região. Com as mudanças climáticas e o aquecimento global em curso, os incêndios florestais deverão se tornar cada vez mais uma grande preocupação da humanidade.” Somente com a cooperação de diferentes instituições públicas e privadas e o envolvimento de vários setores da sociedade civil conseguiremos enfrentar esse enorme desafio. Desde 2020 aCOEPi e seus associados e voluntários, através da Brigada Voluntária Gavião Fumaça, vem atuando fortemente nesta questão com apoio da comunidade pirenopolina e de vários parceiros e financiadores como o Fundo Casa Socioambiental, a Associação dos Atrativos Turísticos de Pirenópolis e Serra dos Pireneus, a Associação dos Proprietários, Moradores e Amigos das Bacias Hidrográficas do Córrego do Barriguda e Cabeceiras do Rio das Almas, o Instituto Cerrados, a Agrofloresta Antara e diversos comerciantes locais. Para ficar informado sobre nossas ações visite: https://www.instagram.com/brigada.pirenopolis/