AGROECOLOGIA

O que é?

Desde 2002 a COEPi vem desenvolvendo ações na promoção e implantação da agroecologia. Em nossa sede em Pirenópolis possuímos uma Área Demonstrativa de Agroecologia(1.000m2) onde praticamos atividades agroecológicas e realizamos oficinas práticas voltadas para a melhoria e conservação dos solos e para a difusão do policultivo orgânico de hortaliças tradicionais (PANCs), ervas aromáticas, medicinais e condimentares e plantas nativas dos Cerrados. Trabalhamos com diversos públicos, de todas as idades, com ênfase em crianças, jovens, mulheres e terceira idade. Todas as sextas-feiras das 8:00 às 12:00 realizamos uma oficina/mutirão (momento de plantio, de manutenção, de troca e de muito aprendizado) aberto a todos.

Oportunidades

  • Aprender técnicas agroecológicas;
  • Produzir e consumir alimento saudável, livre de agrotóxicos;
  • Propiciar a troca e integração de conhecimentos tradicionais e técnicos;
  • Aprofundar relação com agricultores, jardineiros e vizinhança;
  • Ocupar tempo ocioso de crianças, jovens, adultos e idosos com atividades físicas em contato com a natureza;

Recurso

Financiado e mantido através de trabalho voluntário, parcerias e projetos.

Resultados alcançados

Melhoria do solo da Área Demonstrativa de Agroecologia (1.000m2) através do plantio de leguminosas (adubação verde), da compostagem e incorporação de matéria orgânica e da manutenção de cobertura. Produção, consumo e distribuição de diversas hortaliças tradicionais (mandioca, milho, abóbora, pimentas…) frutas (limão, acerola, caju, cagaita…) e ervas aromáticas e medicinais. Diversas oficinas realizadas em parceria com instituições como EMBRAPA-Cerrados, EMBRAPA-Hortaliças, EMATER-DF e Prefeitura de Pirenópolis. Centenas de alunos e dezenas de professores das escolas públicas de Pirenópolis, além de outros adultos participaram de atividades educativas e instrutivas nesta área. Em 2019 Implementamos o projeto “Modernização da Área Demonstrativa de Agroecologia da COEPi”, incluindo a perfuração de um mini-poço e a construção de uma estufa agrícola metálica (high-tech) com recursos da Embaixada da Nova Zelândia. Este projeto incluiu também a realização de cinco oficinas – Temas: Produção de Mudas – Alporquia e Estaquia (22 participantes); Sementes Crioulas/Agroecológicas e Banco de Sementes (31 participantes); Manejo Agroecológico de Solos e Agricultura Urbana (28 participantes); Cultivo em Estufas e Controle Biológico de Pragas (16 participantes); e Cultivo e Utilização de PANCs – Plantas Alimentícias Não-Convencionais (46 participantes).

Oficinas e educadores

Agroecologia, Melhoria e Conservação de Solos, Compostagem, Horticultura, Sistemas Agroflorestais, Manejo Integrado de Pragas, Plantas Medicinais, Floricultura do Cerrado.

Coordenação pedagógica

Biól. Rogério Dias

Quando?

Sextas das 8h às 12h