O que é Oca da Terra?

A Oca da Terra é o museu de ciências da COEPi, inaugurado no dia 01/08/2011, o qual possui uma exposição permanente, interdisciplinar, com um resumo da história do planeta Terra, indo do universal ao local, com suas rochas, relevo, vegetação e animais, incluindo os seres humanos. Construída e equipada com apoio do Prêmio PIPS-FIES/Itaú-Social (2010), do FAC-Goiás (2015 e 2023) e do IBRAM (2021), a Oca da Terra vem se tornando um espaço referência de educação científica, ambiental e cultural em Pirenópolis e região, atendendo principalmente grupos das escolas públicas locais e escolas privadas de Brasília, Goiânia e Anápolis.

Oito ciências-temas são expostas, focadas na Região dos Cerrados, particularmente na Serra dos Pireneus de Goiás. Na sessão sobre astronomia, modelos demostram o tamanho relativo dos planetas do Sistema Solar.Na geologia a coleção de rochas e minerais brasileiros revela um pouco da riqueza e beleza geológica do nosso país e auxilia na explicação dos processos que formaram a Pedra-de-Pirenópolis e a Serra dos Pireneus de Goiás.Na paleontologia amostras de fósseis de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, ajudam a contar a história da vida no planeta Terra. Na botânica, folhas, flores e frutos nativos demonstram a diversidade da flora dos Cerrados, um dos biomas mais ricos e mais ameaçados do mundo.

A sessão de zoologia inclui coleções de mamíferos, répteis, moluscos e artrópodes da nossa região, além de coleções de corais, equinodermos e moluscos marinhos.Painéis com textos educativos procuram sensibilizar os visitantes sobre a importância do equilíbrio ecológico e as ameaças à fauna dos Cerrados, tais como: desmatamento, fogo, caça, atropelamento e preconceitos contra certos animais como morcegos, aranhas e serpentes. Na ecologia são expostas relações importantes entre os seres vivos e o meio ambiente, resultando em diversos serviços ambientais como a polinização, a produção de alimentos, o controle biológico de pragas, a fertilização dos solos, etc…Na antropologia, utensílios, ferramentas, armas e objetos de decoração, ilustram o modo de vida dos indígenas brasileiros. A exposição termina na sessão sobre história, onde o enfoque está no surgimento de Pirenópolis, nos ciclos do ouro e da cana-de-açúcar e no patrimônio cultural existente.

Complementando a exposição da Oca da Terra, a COEPi possui vários outros espaços para uma educação ambiental dinâmica e interativa. No Mural da Vida uma série de pinturas conta a história do surgimento do Universo, do planeta Terra e da vida. No Sítio Arqueológico-Paleontológico os visitantes podem conhecer um pouco da pré-história brasileira e escavar uma réplica de tigre-dente-de-sabre; no Espaço Demonstrativo de Agroecologia são ensinadas técnicas de conservação de solo e de cultivo orgânico.

Além da visitação, a COEPi oferece diversas Oficinas Artísticas e Ambientais voltadas para a comunidade local e para visitantes de Pirenópolis. Para saber mais sobre nossas atividades ou para agendar uma visita de grupo entre em contato. 

Fone: (62) 993921437.

Vídeo da Oca da Terra: https://www.youtube.com/watch?v=H-cyR1ZEVbo