Produção de mudas na estufa da COEPi em alta apesar da pandemia. Plantio de horta e jardim é excelente atividade na quarentena.

Essa época de seca aliada à quarentena é uma boa oportunidade para plantar hortaliças em seu quintal. A estufa agrícola da COEPi está a todo vapor produzindo mudas de hortaliças convencionais como tomate, alface, couve, salsa e de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) como peixinho e jambu, frutíferas como mamão,maracujá, abacate, pitanga e morango, e nativas como como cagaita, mangaba e marmelada, além de plantas ornamentais nativas como o urucum e a bela flor-do-cerrado ou caliandra. Caso tenha interesse em adquirir alguma muda, nos procure no horário comercial usando máscara.

Sob a coordenação do biólogo Rogério Dias e com a colaboração dos jovens, Gabriel Dias, Edivaldo Alves e Diogo Alves os trabalhos na estufa vão progredindo com muito aprendizado e dedicação, na realização dos objetivos deste projeto:

  • Demonstrar equipamentos e técnicas de produção de mudas e cultivo protegido em estufa agrícola climatizada;
  • Disseminar tecnologias agrícolas modernas e sustentáveis;
  • Produzir mudas de hortaliças e de árvores nativas para projetos de hortas comunitárias, paisagismo urbano e restauração ecológica de áreas naturais em Pirenópolis;
  • Aumentar a produção da Área Demonstrativa de Agroecologia;
  • Diversificar e ampliar as oficinas técnicas e visitas educativas na Área Demonstrativa de Agroecologia da COEPi.

Ano passado a COEPI realizou uma série de oficinas de capacitação em nosso espaço demonstrativo de agroecologia viabilizadas com o apoio da Embaixada da Nova Zelândia, EMBRAPA, EMATER-DF e Secretaria de Meio Ambiente de Pirenópolis. Veja abaixo os temas e os palestrantes das oficinas realizadas:

  • Produção de Mudas: Alporquia e Estaquia – Dr. Everaldo Pastore – ARCA e PUC-GO;
  • Sementes Crioulas/Agroecológicas, Banco de Sementes e Produção em Estufas – Agri. Elias Mesquita – Caxambú e Dr. Altair Machado – EMBRAPA-Cerrados;
  • Manejo Agroecológico de Solos e Agricultura Urbana – Dra. Cynthia Machado – EMBRAPA-Cerrados;
  • Cultivo em Estufas e Controle Biológico de Pragas – Dra. Loiselene Trindade – EMATER-DF;
  • Cultivo e Utilização de PANCs – Dr. Nuno Madeira – EMBRAPA-CNPH;
  • Restauração Ecológica de Ambientes Naturais – Dr. José Felipe Ribeiro – EMBRAPA-Cerrados.

As oficinas foram um sucesso, não só pela qualidade dos palestrantes, mas também pela quantidade, diversidade e empolgação dos participantes e pelas novas parcerias institucionais estabelecidas.

Durante esse processo nosso espaço de agroecologia também foi revigorado com o plantio de hortaliças e PANCs nos canteiros. Temos agora um banco comunitário de plantas alimentícias não convencionais para difundir seus usos em nossa comunidade.

Algumas pedras no caminho, como a pandemia e a falta de recursos financeiros, retardam os trabalhos e alteram algumas metas, pois não podemos nos reunir para fazer capacitações e mutirões em nossa área demonstrativa de agroecologia e temos dificuldades para investir em insumos, remunerar colaboradores e fazer a manutenção de nosso espaço. Mas os desafios não nos desanimam, continuamos na busca por parceiros e apoiadores que comungam com nossos objetivos e acreditam no trabalho da sociedade civil organizada. Em breve lançaremos uma campanha de financiamento colaborativo para nossos projetos. Pretendemos dar continuidade na disseminação da agroecologia, nas oficinas de capacitação, no plantio de mudas e iniciar um projeto piloto de restauração ecológica de uma área degradada em Pirenópolis. Entre em contato caso queira participar e/ou contribuir.