Brigada Pirenópolis – Gavião Fumaça contribui com o controle de incêndios florestais em áreas protegidas e atrativos ecoturísticos de Pirenópolis em 2021

Iniciada há pouco mais de um ano a Brigada Voluntária de Pirenópolis “Gavião Fumaça” vinculada à COEPi teve ação decisiva no controle de incêndios florestais no município de Pirenópolis em 2021. Nesta estação da seca foram sete combates incluindo um grande incêndio no Parque Estadual da Serra dos Pireneus. Em maio cinco de nossos voluntários (Wender Macedo, James Gachet, Isabela Duarte, Fernando Diaz e André Mello) participaram do Treinamento de Formação de Brigadistas (40h) oferecido pela Brigada Aliança em parceria com a SEMAD-GO em Corumbá de Goiás. Na linha de frente somam-se a esses cinco, os guerreiros Mateus Terra, Diogo Xavier, André Pireneus, Jasmim Madueño, Lucas Mesquita e Ilana Leal. Em julho dez voluntários fizeram outro treinamento (4h) ministrado pelos bombeiros do 17º Batalhão de Bombeiros Militar de Pirenópolis, incluindo técnicas de combate a incêndios florestais e primeiros socorros.

No final de julho recebemos apoio financeiro (R$30 mil) do Fundo Casa Socioambiental para aquisição de equipamentos de proteção individual e de combate a incêndios florestais. Este apoio foi dentro do programa “Apoio a Grupos de Base no Enfrentamento de Emergências Climáticas Provocadas a Partir de Incêndios Florestais”. A COEPi foi um dos 49 grupos apoiados no Brasil todo. Tivemos apoio também da Associação dos Atrativos Turísticos de Pirenópolis e Região da Serra dos Pireneus que doou um soprador e quatro rádios de comunicação. Rômulo Borges, proprietário do atrativo Cachoeira do Rosário doou outro soprador, articulou o apoio da Associação de Atrativos e participou no combate a incêndios. A padaria Trem do Cerrado doou lanches naturais para nossos brigadistas durante treinamento e combates. Não podemos esquecer de mencionar que os combates foram feitos com apoio de uma rede de colaboradores e uma equipe de voluntários coordenados por Tadeu Ribeiro e Jasmim Madueño. Os combates aos incêndios tiveram múltiplas colaborações: Bombeiros do 17º Batalhão de Bombeiro Militar de Pirenópolis, Brigada do Parque dos Pireneus, Brigada Aliança e funcionários das Fazendas Lázaro, Cachoeira do Rosário, Cachoeira Paraíso e de propriedades rurais da Serra dos Pireneus e da Serra do Sabão.

O biólogo Rogério Dias, coordenador técnico da Brigada, explica que além de combater incêndios em áreas protegidas e atrativos ecoturísticos, nossa intensão é auxiliar na implantação do MIF – Manejo Integrado do Fogo na região da Serra dos Pireneus de Goiás, visando a diminuição de grandes incêndios florestais e a manutenção da biodiversidade do Cerrado. O MIF é uma nova abordagem que busca entender a ecologia do fogo e a melhor forma de manejá-lo, visando a manutenção da complexa biodiversidade dos Cerrados. Isso inclui além dos combates aos incêndios, ações de pesquisa, educação, prevenção e manejo do fogo, incluindo queimas prescritas e controladas para eliminar excessos de biomassa (capim), diminuindo assim o risco de grandes incêndios e protegendo áreas sensíveis como nascentes e matas ribeirinhas. Inclui também ações de restauração ecológica, especialmente dessas áreas importantes para a proteção do manancial hídrico. A COEPi possui um viveiro de mudas nativas com o propósito de ensinar técnicas de produção de mudas e gerar mudas para projetos de reflorestamento de áreas degradadas e projetos paisagísticos em nossas vilas e cidades.

Na busca da ampliação e do profissionalismo deste trabalho, lançamos uma campanha de financiamento colaborativo para a Brigada Pirenópolis Gavião Fumaça. Pretendemos ampliar nossa brigada, adquirir mais equipamentos de proteção individual e de combate a incêndios florestais, incluindo a aquisição de um drone, essencial para o bom planejamento dos combates, e a construção de um depósito para os equipamentos da Brigada na sede da COEPi.

Com as mudanças climáticas e o aquecimento global, a previsão é que haja um aumento dos incêndios florestais, o que contribui com mais aquecimento e mais incêndios, num ciclo vicioso alarmante. Fazemos parte de uma rede de comunidades que estão se preparando e enfrentando esse enorme desafio. Precisamos agir urgentemente para conter os desmatamentos e as queimadas. O MIF é uma solução viável que já está trazendo resultados positivos nas regiões onde vem sendo implantado, como por exemplo no Projeto Cerrado-Jalapão no Estado do Tocantins. Saiba mais em: http://cerradojalapao.mma.gov.br/mif . A implantação e o sucesso do MIF depende de muita colaboração, de apoio de todos os setores da sociedade: instituições governamentais e não-governamentais, empresas, produtores rurais e moradores. Faça parte desta iniciativa, colabore com nossa campanha: https://nova.kickante.com.br/financiamento-coletivo/ajude-a-brigada-voluntaria-gaviao-fumaca-a-se-equipar

Acompanhe a Brigada Pirenópolis – Gavião Fumaça no Instagram: @brigada.pirenopolis