Núcleos Temáticos

Educação Ambiental

Visa promover a valorização, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado, com foco na região da Serra dos Pireneus de Goiás, através de diversas ações:

  • Capacitação continuada do CJPiri (Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Pirenópolis) com identificação e catalogação de espécies da flora e fauna nativa
  • Capacitação de professores de escolas públicas em educação ambiental
  • Organização de coleções pedagógicas da fauna e flora local para Oca da Terra
  • Monitoramento de atropelamento de fauna nativa da região
  • Apoio técnico aos gestores de atrativos ecoturísticos de Pirenópolis
  • Criação e apoio ao grupo BEM TE VI de observadores de aves de Pirenópolis

Possui em sua sede:

ÁREA DE AGROECOLOGIA – um espaço demonstrativo de técnicas de conservação de solo.

TECNOLOGIAS SOCIOAMBIENTAIS – laguinhos de tratamento de água cinza, fossa ecológica (evapotranspiração), sistema de captação de água de chuva e estufa de mudas.

SALA VERDE – Biblioteca ambiental em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

OCA DA TERRA – um Minimuseu de ciências naturais do Cerrado, com uma exposição multidisciplinar que conta um pouco da história do planeta Terra, suas rochas, relevo, vegetação e animais, incluindo os seres humanos. Partindo do universal chegamos ao local. Esta história é focada particularmente na Serra dos Pireneus de Goiás. Os objetos e informações expostos mostram um pouco da riqueza dessa região e a importância de conhecermos melhor nosso patrimônio natural e cultural.

Artes

Visa a formação sociocultural através da prática de diversas manifestações artísticas, exercitando a criatividade e a busca das potencialidades individuais e coletivas. As atividades buscam inspiração nas tradições locais como forma de reconhecimento, valorização e divulgação do patrimônio cultural regional.

Atualmente oferece oficinas de cerâmica, teatro, capoeira, percussão e Criarte (atividades integradas para crianças oferecidas no horário oposto ao da escola em parceria com o programa Mais Educação da Escola Municipal Dom Emanuel).

Multimídia

Visa promover a capacitação tecnológica e proporcionar à comunidade local o acesso a equipamentos de informática e multimídia. Mantém um telecentro e uma ilha de edição digital onde oferece ofícinas de informática, audiovisual e rádio e produz o programa semanal “COEPi com Você” para a Rádio Comunitária Jornal Meia Ponte. Abriga o CAV – Clube de Audiovisual, formado por jovens de Pirenópolis interessados em música, vídeo e cinema, e envolvidos na produção do evento musical “Sexta-Jovem” que ocorre bimestralmente no Teatro de Pirenópolis.