Plantio de árvores foi tema no Sarau Ambiental da COEPi e em oficina sobre produção de mudas.

O arquiteto e urbanista Everaldo Antônio Pastore, professor da PUC Goiás em planejamento urbano e paisagismo e um dos fundadores da ARCA – Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente foi o palestrante do Sarau Ambiental na COEPi no dia 28 de abril de 2019, com o tema: ”ÁRVORES: Onde Cabe Mais Uma? Trata-se de um projeto idealizado pela ARCA que visa estimular o plantio de árvores para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida nas cidades. Pastore aproveitou para abordar questões sobre a importância do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do município, estimulando a plateia a participar da revisão deste importante instrumento legal, que visa garantir uma ocupação do território de forma ordenada, preservando o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores.

O Dueto Apoena composto pelas clarinetistas Rosa Barros e Taís Vilar, fechou o Sarau em grande estilo, apresentando um repertório diversificado que incluiu músicas latino-americanas, brasileiras e eruditas, entremeado por explicações e curiosidades sobre cada uma das obras, numa dinâmica descontraída e interativa com a plateia. 

Esta edição do Sarau Ambiental foi mais uma que contou com apoio do Fundo de Apoio a Arte e Cultura de Goiás, através do projeto EMANA da COEPi.

No dia seguinte deste Sarau Ambiental, na segunda-feira de manhã, o Prof. Everaldo Pastore ministrou uma oficina gratuita sobre produção de mudas (técnicas de estaquia e alporquia) na COEPi. A oficina teve apoio da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil e da Secretaria de Meio Ambiente de Pirenópolis. O Secretário de Meio Ambiente de Pirenópolis, Sr. Valdeir Alves e Fiscal Ambiental Danilo de Pina também participaram da oficina, juntamente com mais 20 pessoas da comunidade de Pirenópolis. Os participantes demostraram grande apreço pelo contato com o Prof. Everaldo, um dos ambientalistas pioneiros de Goiás e pelos conhecimentos adquiridos durante a oficina.

No final da oficina, o grupo plantou na sede da COEPi uma muda de Moringa oleífera, a árvore da vida, doada pelo Prof Everaldo.

Esta foi uma primeira oficina de uma série de quatro, patrocinadas pela Embaixada da Nova Zelândia como parte do Projeto de Modernização da Área de Agroecologia da COEPi. Fique atento para as próximas capacitações agroecológicas na COEPi.