Oficina Sobre Manejo Agroecológico de Solos na COEPi

Na última sexta-feira (28/julho) realizamos com grande êxito a terceira oficina de capacitação do projeto “Modernização do Espaço Demonstrativo de Agroecologia da COEPi”, financiado pela Embaixada da Nova Zelândia e com apoio da EMBRAPA-Cerrados e da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Pirenópolis.

Um grupo de 28 moradores de Pirenópolis interessados em agroecologia, de perfis bastante diversos, teve mais uma oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos, científicos e tradicionais sobre agroecologia, desta vez sobre manejo agroecológico de solos. A Dra. Cynthia Machado da EMBRAPA-Cerrados ministrou uma excelente oficina, prática e teórica, resumindo em poucas horas um vasto conhecimento. O solo fértil, saudável, produtivo, é algo vivo, com muita matéria orgânica e atividade biológica. A agroecologia preconiza a manutenção e melhoria da fertilidade dos solos através de práticas naturais e sustentáveis, ao contrário da agricultura industrial, “convencional”, cujo foco único é o lucro financeiro a curto prazo, e cujas práticas empobrecem e envenenam os solos, produzindo um alimento contaminado e de baixa qualidade nutricional.

Além de um conteúdo teórico bastante interessante, o grupo aprendeu a fazer uma avaliação da qualidade do solo, baseada numa observação visual, tátil e olfativa de diversos indicadores: profundidade, estrutura, compactação, resíduos, cor, odor, matéria orgânica, retenção de água, cobertura, erosão, presença de invertebrados, atividade microbiológica (aferida com água oxigenada) e desenvolvimento de raízes. Essa avaliação é importante, juntamente com eventuais análises químicas laboratoriais, para saber quais técnicas de manejo devem ser tomadas para conservar e melhorar a fertilidade do solo. Algumas dessas técnicas são simples e fundamentais para a saúde do solo, tais como: curva de nível, cobertura morta, adubação verde, compostagem e plantio direto.

O agricultor agroecológico, Gabriel Mesquita (Bié) do povoado Caxambu participou da oficina, enriquecendo-a com conhecimentos tradicionais, ele convidou os participantes para conhecerem sua propriedade agroecológica, a qual é um excelente exemplo em Pirenópolis para aqueles que querem fazer uma transição agroecológica em suas propriedades rurais. Além da produção agrícola, no local existe uma agroindústria familiar com a marca “Promessa de Futuro” que produz uma linha de conservas e doces de altíssima qualidade. Recomendamos fortemente uma visita e os produtos do Seu Bié e família.

Dia 26 de julho já está agendada a próxima oficina sobre Produção em Estufas e Controle Biológico de Pragas que será ministrada pela Dra. Loiselene Rocha da EMATER-DF na sede da COEPi. Reserve já sua vaga pelo tel.: 3331-1990.