Meia Ponte Pé Rachado

Estamos muito felizes com o início de um projeto super especial e queremos dividir essa alegria com vocês. Há alguns tentamos apoios para os grupos: Catira Raiz de Pirenópolis, liderado por Mário Vicente e Congada de São Benedito, liderado por Seu Bené, que reúne integrantes dos arredores de Nerópolis e Ouro Verde.

Escrevemos alguns projetos que bateram na trave, um deles inclusive foi aprovado, mas nunca recebemos o recurso. No fim do ano passado, após todas as dificuldades desse fatídico ano, recebemos a notícia de que o projeto MEIA PONTE PÉ RACHADO, suplente do FAC GO 2018, receberia o recurso e ele agora chegou de verdade.

O recurso prevê uma bolsa-auxílio para quatro mestres lideranças, dois de cada grupo, que vem ajudar no cuidado pessoal e saúde dos mesmos e também a compra e reforma de instrumentos, confecção de figurinos e adereços para apresentações. O projeto vem colaborar não só com a manutenção e fortalecimento dos grupos, mas com a auto-estima de seus integrantes e com o aumento do interesse de jovens da comunidade por essas manifestações tradicionais.

Originalmente tínhamos previsto realizar rodas de conversa e oficinas nas escolas da cidade, mas com a pandemia, substituímos os encontros presenciais pela gravação de vídeos com entrevistas com os mestres e participantes dos grupos e o registro das danças e músicas. Dessa forma, a COEPi poderá criar e disponibilizar um acervo em vídeo de forma permanente na internet, contando a história desses grupos tão importantes para a cultura de Goiás.

Apoio: Fundo de Arte e Cultura de Goiás