Bolsa de Incentivo Ação Griô

O que é?

A Ação Griô do Programa Cultura Viva é baseada na experiência de educação comunitária do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, em Lençóis, na Bahia. Tem como missão semear educação e tradição oral fortalecedora da identidade das crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Esta Ação tem possibilitado a aproximação dos griôs com crianças, jovens e professores das escolas públicas por todo o Brasil, fortalecendo vínculos culturais e afetivos e possibilitando uma reconstrução do currículo escolar. 

Griô: mas o que é isto?

A palavra Griot é francesa. Griô é um jeito abrasileirado de designar os mestres de tradição oral: benzedores, rezadores, parteiras, catireiros, cantadores, violeiros, puxadores de quadrilhas, enfim, todos aqueles que aprenderam essas práticas com seus avós, mães e pais e continuam transmitindo para seus filhos, netos e bisnetos.

Proposta COEPi

O projeto “Benta que bento é o frade” foi batizado em memória de dois ícones da tradição oral em Pirenópolis, Dona Benta e Seo Ico. Tem por objetivo despertar a consciência da importância da valorização da ancestralidade para o desenvolvimento individual e coletivo, além do tesouro que representam as trocas de saberes entre mestres, avós, crianças, pais, escolas, reunindo e recriando esses saberes com novas perspectivas e possibilidades de ações gestadas na própria comunidade.

Ação Griô COEPi – Edição 2009/2010

Trabalho com 6 mestres de tradição oral de Pirenópolis: Marieta Amaral, Mário Vicente, D. Lu, Seu Manoel, D. Safia, D. Antônia.Coordenação: griô aprendiz Cristina Campos.

Oportunidades

  • Reconhecer e valorizar mestres da comunidade;
  • Integrar e inserir a oralidade e transmissão de saberes na oficina de CRIARTE;
  • Registrar e divulgar os ofícios dos griôs;
  • Montar espetáculo integrando as experiências e histórias de vida dos griôs, alunos da COEPi e comunidade. 

Duração

1 ano

Recurso

Bolsas de R$ 380,00 mensais para cada um dos griôs. Não há repasse de verba para a COEPi.

Fonte

MinC em convênio com Caixa Econômica Federal

Situação atual

Finalizado um ano de convênio. Relatórios encaminhados. Aguardando renovação das bolsas por mais um ano.

Resultados alcançados

Oficinas de Bordado, Catira, Terra e Rodas de contação de histórias realizadas pelos griôs com alunos de CRIARTE, Trilha dos Saberes desenvolvida com estações de atividades relativas a cada um dos ofícios dos griôs. Participação de 2 griôs no espetáculo Construções/ Interações Estéticas. Espetáculo de fim de ano em fase de elaboração.

Ação Griô COEPi – Edição 2007/2008

Trabalho com 15 mestres de tradição oral de Pirenópolis, em parceria com UFG, Guaimbê e Colégio Estadual Sr. Do Bonfim. Coordenação: Griô aprendiz Cristina Campos.

Oportunidades

  • Reconhecer e valorizar mestres da comunidade;
  • Partilhar 5 bolsas oficiais com 15 participantes, por decisão dos próprios griôs em incluir seus parceiros de trabalho.
  • Integrar e inserir a oralidade e transmissão de saberes no currículo escolar do Colégio Estadual Senhor. do Bonfim;
  • Integrar griôs com grupo Profusão Rítmica da COEPi.

Duração

1 ano

Recurso

Bolsas mensais para cada um dos griôs. Não há repasse de verba para a COEPi.

Fonte

MinC em convênio com Caixa Econômica Federal.

Situação atual

Finalizado um ano de convênio. Relatórios encaminhados. Projeto renovado por mais um ano, em 2009.

Resultados alcançados

Quatro apresentações do espetáculo “Fusão de brincadeiras tradicionais de Goiás com dança de rua”, do grupo Profusão Rítmica, realizadas com a participação de três griôs. Diversas oficinas e atividades realizadas no Colégio Estadual Senhor do Bonfim e na COEPi.