Pontão de Articulação da CNPdC

O que é?

Os Pontões de Cultura são instrumentos de promoção do intercâmbio e difusão da cultura brasileira promovida pelos Pontos de Cultura em suas mais diversas linguagens e formas, no âmbito regional e/ou nacional. Diferentemente dos Pontos, os Pontões não devem se centrar em comunidades locais, mas propor atividades mais amplas, que promovam a articulação entre Pontos de Cultura.

CNPdC

A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) é uma instância legítima e deliberativa de atuação e representação político-cultural eleita no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. A atual comissão é composta por 52 representantes de todo o Brasil, sendo 27 estaduais e 25 de Grupos Temáticos.

Proposta COEPi

Realização de seis reuniões da CNPdC e fomento de sua atuação no cenário do Movimento Nacional de Cultura, viabilizando um sistema de comunicação e memória do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional junto à Rede Nacional dos Pontos de Cultura.

Oportunidades

  • Participar do debate e da formulação de propostas de Políticas Públicas de Estado para a Cultura no Brasil.
  • Contribuir para a articulação, mobilização e fortalecimento dos fóruns, redes estaduais e regionais, e GT’s de Pontos de Cultura que integram a CNPdC;
  • Contribuir para o fortalecimento da transversalidade das ações entre Pontos de Cultura e movimentos socioculturais do Brasil;
  • Viabilizar um ambiente virtual colaborativo que facilite a comunicação intra e extra CNPdC.

Duração

3 anos

Recurso

Recebida a primeira e única parcela, em junho de 2010, no valor de R$ 315.000,00. Prestação de contas enviada.

Fonte

MinC

Situação atual

Realizadas dois encontros com representantes nacionais previstas em Pirenópolis.

Paralisado devido à mudanças administrativas no MinC, aguardando decisão sobre continuidade dos projetos Pontões Nacionais.