PiriRecicla

O PiriRecicla é um movimento da sociedade civil criado em 2020, que atua pela ampliação da coleta seletiva e pela correta gestão dos resíduos da cidade de Pirenópolis. Ligado à COEPi, o movimento busca sensibilizar a população para a adoção de hábitos mais sustentáveis, que contribuam para a preservação do meio ambiente e a redução da produção de lixo na cidade. 

O incentivo à adesão de empreendimentos comerciais da cidade à coleta seletiva é um dos principais eixos de atuação do movimento, já que pousadas, restaurantes, mercados e outros estabelecimentos geram uma grande quantidade de resíduos, sobretudo em feriados, férias e durante a realização de grandes eventos Desde a sua fundação, o PiriRecicla já realizou mais de 20 palestras educativas para adesão de empreendimentos pirenopolinos à coleta seletiva. 

Ignorar a importância deste assunto, com a destinação errada dos resíduos – recicláveis ou não – traz consequências desastrosas para todos, moradores e turistas: poluição de rios e nascentes, entupimento de canos e bueiros, exposição de lixo à céu aberto em diversos pontos e a cidade com aspecto de suja e mal-cuidada. 

Fora o prejuízo para a economia local, já que grande parte destes materiais podem ser reutilizados ou reciclados, gerando renda para diversas famílias e evitando que mais matérias-primas sejam retiradas da natureza para a fabricação de novos produtos. Em Pirenópolis, os materiais recicláveis são fonte de sustento de cerca de 20 famílias de trabalhadores ligados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pirenópolis (CataPiri), entidade responsável pela coleta, separação e correta destinação destes resíduos na cidade. 

Além das palestras sensibilizadoras para empresários, o PiriRecicla se dedica a ações educativas e de esclarecimento por meio de seus canais de comunicação, como o perfil no Instagram (@pirirecicla) e o Momento PiriRecicla, veiculado em diferentes programas na Rádio Jornal Meia Ponte, e em campanhas, como a de fabricação e distribuição de sacolas retornáveis realizada em 2021. 

Mutirões de coleta de lixo em locais sensíveis, campanhas pelo uso de sacolas retornáveis, oficina de produção de sabão a partir de óleo usado, ações de incidência política junto ao Poder Público para fortalecimento da coleta seletiva da cidade, atuação conjunta com a CataPiri para valorização e institucionalização do trabalho dos catadores e atividades com organizações parceiras, como o Instituto Guardiões do Ser, também fazem parte das práticas do movimento PiriRecicla. 

O Movimento PiriRecicla é realizado pela COEPi, instituição sem fins lucrativos que há 27 anos desenvolve projetos na área de educação, arte, cultura e meio ambiente em Pirenópolis.

FICHA TECNICA – MOMENTO PIRIRECICLA

Pílulas para rádio e plataformas digitais sobre dicas e orientações para a adoção de hábitos sustentáveis para colocar em prática já!

Concepção: Jasmim Madueño e Luciana Bento

Roteiro e apresentação: Giorgia Caravella, Jasmim Madueño e Luciana Bento

Vinheta: Lilian Bento

Edição: Edivaldo Alves de Sousa

Duração: Até 4 minutos

Ouça e Baixe gratuitamente os episódios:

Momento PiriRecicla 1 – Como funciona a coleta seletiva em Pirenópolis

Momento PiriRecicla 2 – Como separar e destinar corretamente o seu lixo

Momento PiriRecicla 3 – Como adotar hábitos sustentáveis já!

Momento PiriRecicla 4 – O que é plástico de uso único e porque não utilizá-lo

Confira os programas da Rádio Jornal Meia Ponte (87,9 FM) onde o Momento PiriRecicla está sendo veiculado:

  • Programa Coepi com Você – Quintas-feiras às 14 horas