Sarau Ambiental recebe o historiador Kelerson Costa para falar sobre seu livro “Meia Ponte – História e Meio Ambiente em Goiás”.

No dia 21 de outubro, o historiador professor da UnB, Dr. KelersonSemerene Costa foi o convidado do Sarau Ambiental para comentar sobre seu livro “Meia Ponte – História e Meio Ambiente em Goiás”, publicado pela Editora Paralelo 15 em 2013. O livro é resultado de sua tese de mestrado, pesquisa iniciada em 1994 nos arquivos públicos de Pirenópolis. No livro, Dr. Kelerson esmiúça os detalhes de um episódio muito interessante, o conflito entre pirenopolinos e um minerador francês no final do séc. XIX. Em 1887 um grupo de revoltosos destruiu as modernas instalações da empresa mineradora dirigida por Alfredo Arena, devido à poluição das águas do Rio das Almas pelos rejeitos da mineração, considerada por alguns como a primeira batalha ambientalista por essas bandas. O professor Kelerson é mais cauteloso e aborda o episódio procurando entender as relações, valores e atitudes que os homens daquela época tinham com o meio ambiente. Um dos destaques da palestra foi a exibição de fotos em preto e branco da época, um verdadeiro tesouro documental dos primórdios da fotografia. O livro é imperdível para aqueles que querem conhecer mais sobre a ecohistória de Pirenópolis e Goiás e pode ser encontrado na Avoar Livros na Rua Matutina.

Fechando o evento, o violonista Jerônimo Forzani e a cantora Isabella Rovo,deram o toque musical no Sarau,como celebração tradicional do evento, unindo arte e meio ambiente.

Esta edição do Sarau Ambiental foi a primeira de uma série de dez edições mensais apoiadas pelo FAC – Fundo de Arte e Cultura de Goiás, através do projetoEMANA da COEPi.