Vivências Educativas na COEPi Desenvolvem Atividades Científicas e Lúdicas para Grupos Escolares de Pirenópolis e Região.

Após quase dois anos de reclusão por conta da pandemia, a COEPi reabre suas portas para vivências educativas que incluem visitas ao museu de ciências Oca da Terra, à réplica de Sítio Arqueológico/Paleontológico e ao Espaço Demonstrativo de Agroecologia. Com recursos do projeto “Modernização do Museu de Ciências Oca da Terra” concedido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, através de emenda parlamentar do deputado federal Rubens Otoni – PT, a COEPi realizou em novembro de 2021 capacitação de monitores que agora estão fazendo a recepção de grupos escolares. Escolas públicas de Pirenópolis são recebidas gratuitamente, enquanto que escolas particulares de outras cidades fazem uma contribuição financeira para manutenção do espaço e remuneração de monitores. As visitas, de caráter interdisciplinar, abordam diferentes ciências associadas a conhecimentos populares e tradicionais.

Em novembro de 2021 retomamos as visitas presenciais com um grupo da Escola Estadual Comendador Joaquim Alves. Em 2022 recebemos a Escola Municipal Dom Emmanoel Gomes de Oliveira, a Escola Crescer de Anápolis, o SESI de Goiânia, a Escola Filos de Águas Lindas e o Centro de Ensino em Período Integral – Professor Ermano da Conceição de Pirenópolis. Outros grupos de escolas públicas e privadas já estão agendados. Torcemos agora para que a situação da pandemia se estabilize, através do avanço da ciência e da ampla vacinação, para que possamos ampliar nossas atividades de educação e conscientização.

Com este apoio do IBRAM pudemos também transformar nossa sede em espaço acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de poder conservar, proteger e incrementar o acervo do museu de ciências Oca da Terra, fortalecendo este espaço de divulgação científica e cultural, com foco na Região dos Cerrados e nos Cerratenses.

Como parte deste projeto, três escultores residentes em Pirenópolis fizeram novas peças para incrementar o acervo da Oca da Terra, o goiano Alex Botega fez uma escultura de um pterossauro brasileiro (Tapejara), o paulista Marcos Lotufo fez uma maquete da Serra dos Pireneus e o uruguaio Jota Clavijo fez um relógio solar.

Professores e alunos que visitam a COEPi ficam encantados com a beleza do espaço, a diversidade de temas científicos e culturais, a riqueza do acervo e a qualidade dos serviços prestados pelos monitores/educadores da Oca da Terra que costuram histórias e conhecimentos de forma inter e transdisciplinar durante as vivências educativas. Uma equipe formada por Rogério Dias, Tadeu Costa, Gabriel Rovo, Edivaldo Alves, Gilmara Gachet, Diego Monteiro, Tulasi Lopes e Miguel Armond.

Missão da Oca da Terra: Promover a educação cientifica e patrimonial em Pirenópolis através de uma exposição multidisciplinar permanente. Despertar e alimentar o interesse pelas ciências naturais e humanas com foco nas crianças e jovens de Pirenópolis e Região da Serra dos Pireneus de Goiás.

Os curadores da Oca da Terra são o biólogo Rogério Dias e o artista Jota Clavijo.

Para agendamento de visitas escolares, favor ligar para a secretaria da COEPi (62) 3331-1990.