Sarau Ambiental da COEPi e expedição de geoturismo na Reserva Vargem Grande chamam a atenção para o projeto do Geoparque Pireneus

Na última sexta-feira (15/03/2019) o geólogo Jamilo Thomé Filho, coordenador da proposta do Geoparque Pireneus do CPRM (Serviço Geológico do Brasil), apresentou no Cine Pireneus os conceitos e detalhes desta proposta que visa conservar e valorizar o rico patrimônio geológico desta região. É importante esclarecer que um geoparque não é uma unidade de conservação, como uma reserva ou um parque, mas sim uma região composta de áreas particulares e públicas, reconhecida pela UNESCO como de relevante interesse para a conservação do patrimônio geológico mundial. Jamilo deu uma breve aula de geologia mostrando os diversos geosítios onde se encontram fenômenos geológicos raros e notáveis em Pirenópolis e região. Após a palestra, a cantora e violonista goianiense Milla Tulli agraciou a plateia com sua bela voz e musicas autorais.

No dia seguinte, um grupo de entusiastas da proposta do Geoparque Pireneus, acompanhado pelo geólogo Jamilo Filhoe o biólogo Rogério Dias, coordenador do Sarau Ambiental da COEPi, realizou uma expedição de geoturismo na Reserva Vargem Grande para conhecer alguns dos geosítios que integram a proposta deste geoparque. Empolgados com a proposta, os proprietários da Reserva se dispuseram a dar início ao processo de conservação e interpretação do patrimônio geológico local e divulgação do projeto Geoparque Pireneus. A ideia é que outras propriedades particulares onde se localizam os geosítios e o poder público se unam para implantar esta proposta que visa a conservação do patrimônio geológico, o estímulo ao geoturismo e o desenvolvimento sustentável. Uma das metas desta iniciativa é o reconhecimento pela UNESCO deste geoparque, trazendo notoriedade internacional para a Serra dos Pireneus de Goiás.

Agradecemos à Reserva Vargem Grande pelo envolvimento e cortesia dos ingressos; ao operador de turismo Mauro Cruz da agência Morro Altopelo entusiasmo e pelo transporte; à pousada Flores do Cerrado pela hospedagem do palestrante;ao coordenador do Cine Pireneus Walker Maykon; e ao Fundo de Arte de Cultura de Goiás pelo apoio na realização do Sarau Ambiental da COEPi.