Banco Comunitário de Hortaliças PANCs é implantado na COEPi em parceria com a EMBRAPA

Na última sexta-feira, dia 04/10/2019, foi realizada na COEPi a oficina “Cultivo e Utilização de PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais”, ministrada pelos agrônomos Dr. Nuno Madeira e Dra. Neide Botrel da EMBRAPA-Hortaliças, com apoio do assistente de pesquisa Mário da Silva e o estagiário Paulo Pereira. Cerca de 50 participantes, vários já apreciadores das PANCs, puderam conhecer de perto dezenas de variedades de hortaliças tradicionais, seus modos de preparo, propriedades nutritivas e tratos culturais. A equipe da EMBRAPA trouxe uma coleção de mudas dessas hortaliças para serem plantadas nos canteiros da área demonstrativa de agroecologia da COEPi. A beldroega, o peixinho, o cará, o inhame, o ora-pro-nóbis, a araruta, o cariru, o jambu, a capuchinha e a vinagreira são algumas dessas hortaliças que no passado já foram muito importantes para a sobrevivência dos povos, em especial em condições ambientais adversas, pois a maioria é rústica e resistente. Hoje em dia, devido as suas propriedades nutricionais e à riqueza de sabores, texturas e cores, as PANCs estão na moda, na dieta dos vegetarianos e veganos e na mesa de restaurantes gourmets.

Agora temos implantado na COEPi um banco comunitário de hortaliças PANCs que deverá fornecer mudas para os interessados em propagar o plantio e o consumo dessas hortaliças. São plantas que podem enriquecer nossa dieta e incrementar a renda de produtores rurais familiares. O Dr. Nuno lembrou que a agricultura urbana tem crescido no mundo todo e merece apoio para seu desenvolvimento. A COEPi pretende repassar conhecimentos e mudas, disponibilizar canteiros para plantio e estimular que os moradores de Pirenópolis cultivem alimentos saudáveis em seus quintais. Quando nossos canteiros estiverem produzindo, iremos organizar uma próxima oficina sobre receitas culinárias de PANCs.

O biólogo Rogério Dias, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da COEPi convidou a todos para participar dos mutirões na área de agroecologia da COEPi todas as sextas-feiras de manhã. O envolvimento comunitário é essencial e a intensão é auxiliar no resgate da agricultura familiar em Pirenópolis. Lee Schetinger, um dos participantes, aproveitou o encontro para fazer um chamado para ofortalecimento da feira orgânica das quintas-feiras, a qual necessita de mais produtores e consumidores de alimentos orgânicos. O secretário de agricultura Liberalino Neto participou da oficina e comentou que juntamente com Rogério Dias estão planejando uma série de capacitações nos povoados da zona rural do município. A ideia é auxiliar os produtores a diversificarem a produção e investir em produtos de maior valor agregado, como orgânicos, PANCs e processados (doces e conservas).

As secretarias municipais de meio ambiente e agricultura de Pirenópolis também têm sido parceiras dessas oficinas de capacitação em agroecologia da COEPi e mais uma vez forneceram o lanche para os participantes. O agrônomo Alessandro de Souza da prefeitura conseguiu na Fazenda Paraíso o esterco utilizado para fertilizar nossos canteiros.

Os participantes da oficina também puderam conhecer a nova estufa agrícola da COEPi, doada pela Embaixada da Nova Zelândia no Brasil, cujos objetivos são: demonstrar modernas técnicas e equipamentos para a produção em ambiente controlado; produzir mudas de hortaliças para incrementar a produção de hortaliças nos canteiros coletivos da COEPi, nos quintais particulares e nas escolas de Pirenópolis; e produzir mudas de árvores e plantas ornamentais nativas do Cerrado para projetos de restauração ecológica e de paisagismo urbano.