CONDEMA realiza o seminário: Ordenamento da Arborização de Pirenópolis

Na última sexta feira (27/09/2019) o CONDEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Pirenópolis realizou o seminário“Ordenamento da Arborização de Pirenópolis” no Centro de Artes Ita e Alaor. O evento foi organizado pela Câmara Técnica Temporária de Arborização e Ajardinamento do CONDEMA de Pirenópolis, coordenada pelo biólogo Rogério Dias da COEPi – Comunidade Educacional de Pirenópolis. O objetivo do seminário foi: “agregar, trocar e nivelar conhecimentos sobre arborização urbana, trazendo o conhecimento e a experiência de gestores, técnicos, especialistas e moradores, a fim de balizar a elaboração do Plano Diretor de Arborização e Ajardinamento de Pirenópolis.”

Dois palestrantes convidados trouxeram um pouco de suas longas experiências com conservação ambiental e arborização urbana. O poeta e ambientalista Nicolas Behr, proprietário do Viveiro Pau-Brasília falou das experiências de arborização em Brasília e da importância de privilegiar as espécies nativas do Cerrado. Ele falou também sobre a escolha correta das espécies a serem plantadas de acordo com as características do local, por exemplo:debaixo da fiação elétrica o recomendado são espécies de pequeno e médio porte.O arquiteto/urbanista Everaldo Pastore, professor da PUC-GO e fundador da ARCA – Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente, falou do papel das árvores para o equilíbrio ecológico e climático e para a saúde do ser humano. Ele contou também sobre o programa Onde Cabe Mais Uma? da ARCA, e destacou a importância do envolvimento da população no plantio e cuidado das árvores nas cidades. O Agrônomo Alessandro Souza da Secretaria de Agricultura de Pirenópolis fez uma explanação sobre o atual sistema de gestão das áreas verdes de Pirenópolis e falou sobre os desafios para conseguir realizar o trabalho de manutenção dos jardins e da arborização urbana. Uma das dificuldades enumeradas foi a constatação de que muitos moradores não gostam das árvores, ou não toleram alguns de seus efeitos, como a queda de folhas e galhos ou a quebra de calçadas. O biólogo Rogério Dias da COEPi, detalhou os trabalhos que vêm sendo feitos pela Câmara Técnica de Arborização do CONDEMA e apresentou algumas normas e publicações que estão balizando a elaboração do Plano Municipal de Arborização e Ajardinamento de Pirenópolis, entre elas: o Plano Diretor de Arborização de Goiânia, a ABNT 16246-1 com normas técnicas de podas de árvores em florestas urbanas, e o livro “PIRENÓPOLIS – Identidade Territorial e Biodiversidade” do botânico pirenopolino Pe. Josafá de Siqueira. Rogério lembrou também que o tombamento do Centro Histórico de Pirenópolis como patrimônio nacional, inclui o tombamento da paisagem, incluindo as árvores nos espaços públicos e nos quintais particulares. A proteção e a conservação desse patrimônio natural e cultural ímpar, depende da colaboração de todos, moradores, associações e poder público.

O evento contou com a participação do prefeito de Pirenópolis, Sr. João Cabral e pelos secretários municipais de Meio Ambiente -Valdeir da Silva, de Infraestrutura -Floriano Lobo, de Educação –Patrícia Damasceno, de Administração e Governo – Chrystian de Amorim,e de Saúde – Junio Siqueira,que compuseram a mesa de abertura e contribuíram nos debates. Na plateia haviam representantes do IPHAN, de ONGs locais, empresários e moradores de diferentes bairros da cidade. Além da troca de informações, o seminário foi também um momento importante de articulação institucional e gestão participativa. Ao final, o prefeito João Cabral parabenizou pela realização do evento e comentou que a arborização urbana é um assunto importante, que interessa a todos e quanto mais união, melhores resultados teremos.

O seminário contou com a colaboração da pousada Flores do Cerrado e dos restaurantes Tempero do Rosário e Cachaçaria do Dill os quais hospedaram e alimentaram palestrantes.

Quem tiver sugestões para o Plano Diretor de Arborização e Ajardinamento de Pirenópolis poderá enviá-las até o dia 20/10/2019 para o e-mail: secretaria.coepi@gmail.com com o assunto: Sugestões PD Arborização.