Geoturismo e Geoconservação em Pirenópolis

Conhecendo e protegendo o patrimônio geológico da Serra dos Pireneus e Região

Em 2019 a COEPi esteve envolvida diretamente com vários eventos voltados para o desenvolvimento do geoturismo e da geoconservação em Pirenópolis. Em março convidamos o geólogo Jamilo Thomé Filho para proferir uma palestra no Sarau Ambiental sobre o Geoparque Pireneus(do CPRM). No Cine Pireneus, Jamilo apresentou os conceitos e detalhes desta proposta que visa conservar e valorizar o rico patrimônio geológico desta região. No dia seguinte, um grupo de entusiastas da proposta deste Geoparque, acompanhado por Jamilo e o biólogo Rogério Dias, coordenador do Sarau Ambiental da COEPi, realizou uma expedição de geoturismo na Reserva Vargem Grande para conhecer alguns dos geosítios que integram a proposta do Geoparque. Veja mais em: https://coepi.org.br/2019/03/20/sarau-ambiental-da-coepi-e-expedicao-de-geoturismona-reserva-vargem-grande-chamam-a-atencao-para-o-projeto-do-geoparque-pireneus/

Em julho, em parceria com a Prefeitura de Pirenópolis, organizamos o Seminário Colaborativo Geoparque Pireneus no Centro de Artes Ita e Alaor, com os objetivos de divulgar a proposta do Geoparque, articular instituições governamentais e não governamentais para apoiar a implantação do Geoparque e criar um comitê gestor provisório de implantação do Geoparque Pireneus. Representantes de 18 instituições se dispuseram a compor o Comitê. Veja mais em: https://coepi.org.br/2019/07/30/seminario-sobre-o-geoparque-pireneus-reune-autoridades-especialistas-e-representantes-de-diversas-instituicoes-com-o-proposito-de-promover-a-geoconservacao-e-iniciar-a-implantacao-do-geoturismo/

Em outubro, por intermédio do geólogo Tadeu Veiga,colaborador da COEPi, recebemos um kit de geologia com livros, cartilhas, mapas, cartazes e amostras de minerais do Brasil, doados pelo CPRM – Serviço Geológico do Brasil (Ângela de Oliveira e Gabriela Leitão) e outros simpatizantes (Arq. Lenora Barbo e Hist. Simone Ávila). Simone doou um belo fóssil de peixe e um grande búzio para a coleção pedagógica do museu de ciências Oca da Terra da COEPi. A coleção de minerais doada pelo CPRM será exibida em breve na Oca.

Em novembro e dezembro de 2019 foram realizadas as duas primeiras reuniões do Comitê Gestor Provisório do Geoparque Pireneus na sede da COEPi. A coordenação da câmara técnica científica ficou a cargo da geóloga Claudia Lima (UFG/IESA) e a coordenação da câmara técnica de turismo com o biólogo e turismólogo Rogério Dias (COEPi). Foram delineadas as prioridades para 2020 tanto da parte científica quanto no desenvolvimento do geoturismo. A continuidade dos levantamentos dos geosítios dos três municípios envolvidos (Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho) ficou a cargo das geólogas Claudia Lima e Joana Sanchez (UFG) que lideram o movimento para a criação de geoparques em Goiás (Pireneus e Chapada dos Veadeiros).

Em dezembro organizamos um Mini curso sobre Geoturismo na COEPi e na Reserva Vargem Grande, ministrado pelo graduando em geologia Nicodemos Pireneus (UNIFESSPA). Nicodemos deu uma aula introdutória sobre geologia e apresentou a primeira georrota de Pirenópolis que está sendo implantada na RPPN Vargem Grande, fruto de seu TCC. Participaram desta capacitação guias e operadores de turismo de Pirenópolis. Tivemos total apoio da Reserva Vargem Grande e da operadora Morro Alto. Já estamos planejando uma capacitação mais extensa sobre geoturismo e geoconservação em 2020, a ser ministrada pela Geóloga Joana Sanchez (UFG).

Ainda em dezembro, Rogério Dias, curador da Oca da Terra, elaborou um painel interpretativo sobre o Geoparque Pireneus que já foi instalado na Oca para que visitantes do museu possam conhecer esta importante iniciativa em prol da conservação e uso sustentável do patrimônio geológico e ambiental da Serra dos Pireneus e região. Ano que vem pretendemos ampliar o trabalho de interpretação ambiental e desenvolver ações educativas junto às escolas de Pirenópolis e região.

A meta para 2020 é ampliar as ações científicas, turísticas e educativas visando a criação do Geoparque Pireneus, buscando maior envolvimento das comunidades de Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho de Goiás para conscientização sobre o rico patrimônio geológico desta região. Esse conjunto de ações é condição fundamental para que possamos obter o reconhecimento internacional através da chancela da UNESCO, órgão responsável pela rede internacional de geoparques.

Entrega do material pelo geólogo Tadeu Veiga aos curadores da Oca da Terra – Rogério Dias e Jota Clavijo.
Aula de Geologia na COEPi
Mini-curso sobre Geoturismo ministrado por Nicodemos Pireneus na Reserva Vargem Grande.
Os guias de turismo Cirilo, Tulasi, Mauro e Wallyston, o biólogo Rogério Dias e Nicodemos ao centro. No segundo plano a Cachoeira do Lázaro, um dos geosítios do Geoparque Pireneus.
Painel interpretativo sobre o Geoparque Pireneus instalado na Oca da Terra.