LUTHIERIA BAQUE DE ROCHA

Juliana Bernardes

Criando e compartilhando música em nossa sede e nas ondas digitais.

Em 2020 e 2021 realizamos o projeto Luthieria Baque de Rocha. Adaptado para os tempos pandêmicos atuais, o projeto lançou no canal da Coepi no Youtube uma série de videoaulas teóricas e práticas com conteúdo voltado para a construção, manutenção e criação de instrumentos de percussão. Na produção dos conteúdos online estão os colaboradores Márcio Vieira e Luciano Peixoto (Circo Teatro UdiGrudi), Leonardo Testinha e Rumenig Dantas (Nação do Maracatu Porto Rico), Walliston Lima e Juliana Bernardes (Maracatu Baque de Rocha), com destaque para a vídeoaula Como fazer um agbê  – iniciante com Juliana Bernardes (Coordenadora do projeto) que já ultrapassou 8 mil visualizações no nosso canal!!

Também construímos um galpão de trabalho totalmente equipado para a construção e manutenção de instrumentos de percussão onde você pode encomendar ou aprender a fazer uma alfaia ou agbê, instrumentos utilizados no Maracatu e outros ritmos brasileiros.

Além disso, nosso antigo parquinho infantil ganhou uma super reformulação com a instalação do Parque DiverSom, idealizado e construído pelos colaboradores Márcio Vieira e Luciano Peixoto, com a participação dos integrantes do Baque de Rocha.

Em outubro de 2021, durante as comemorações de 25 anos da Coepi, aconteceu a etapa presencial do projeto com a realização da Oficina de Construção de tambores com Leonardo Testinha e Oficina Maracatu de Baque Virado com Rumenig Dantas. Na ocasião, além dos batuqueiros do Baque de Rocha, participaram das atividades integrantes de grupos de outras cidades como Brasília, Planaltina-DF e Alto Paraíso de Goiás.

Para celebrar a conclusão do projeto, fizemos um lindo cortejo pelo Centro Histórico de Pirenópolis, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária, mas sacudindo a cidade ao som dos tambores. O projeto Luthieria Baque de Rocha é coordenado por Juliana Bernardes, com produção executiva de Isabella Rovo e conta com o apoio do Fundo de Arte  Cultura de Goiás (FAC- GO).