Movimento PiriRecicla

Jasmim Madueño

Formado principalmente por jovens, o movimento atua para contribuir com a coleta seletiva, a sensibilização e conscientização das pessoas para adotarem hábitos mais sustentáveis em Pirenópolis.

O grupo de voluntários, movido pelo incômodo em relação à gestão do lixo na cidade, iniciou suas atividades fazendo um breve diagnóstico da situação do descarte do lixo, buscando aproximação com parceiros como poder público, empresários e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pirenópolis, a Catapiri.

Foram realizados dois mutirões de limpeza no Rio das Almas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Os mutirões marcaram o Dia Nacional de Combate à Poluição e o Dia Mundial da Limpeza, visando não somente recolher resíduos, mas especialmente lançar o tema para reflexão e conscientização de moradores e turistas que frequentam nosso rio.

Além disso, oferecemos também, na sede da COEPi, oficinas de compostagem com Rogério Dias; de produção de sabão com óleo usado com Dona Adelina e de produção de sacolas retornáveis com Lílian Batista e Janayna Lavor.  

Convidado pela Secretaria de Educação, o PiriRecicla participou da Feira Literária de Pirenópolis, onde ofereceu orientação para a separação e descarte correto dos materiais recicláveis produzidos durante o evento.

Em fins de 2021, o PiriRecicla realizou a campanha #LeveSuaSacola, ação de sensibilização sobre o uso excessivo de sacolas plásticas. Durante um mês, o grupo de voluntários esteve na Feira de Orgânicos da cidade conversando com as pessoas e distribuindo sacolas retornáveis artesanais. Foram distribuídas 200 sacolas produzidas artesanalmente, reaproveitando sacos de ráfia e utilizando a técnica de impressão com serigrafia. 

Esta ação foi possível graças ao apoio financeiro do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, por meio de edital de incentivo a ações voltadas ao consumo sustentável. Assim, o PiriRecicla participou da “Green Action Week” (Semana de Ação Verde), que reúne organizações de todo o mundo para realizar ações conjuntas com o objetivo de promover esta causa em centenas de países todos os anos, marcando também o aniversário de um ano do PiriRecicla.

Com o intuito não apenas de reciclar, mas também de repensar o consumo e reutilizar materiais que possivelmente iriam parar no lixo, o PiriRecicla lançou a  Rede de Trocas de Pirenópolis, um grupo no Facebook para conectar pessoas que estão se desfazendo de algo que possa ser útil para outra pessoa.

A coordenadora do PiriRecicla, Jasmim Madueño, explica que para fazer parte desse movimento não precisa nem sair de casa: “O primeiro passo é começar a separar o material reciclável para a coleta seletiva, e ajudar a disseminar essa ideia”. 

Para 2022, o grupo tem muitos planos, como a buscar  soluções para outros materiais além dos recicláveis, como orgânicos e eletrônicos. O Movimento PiriRecicla é uma ação da COEPi, e soma ao histórico da instituição de muitos anos trabalhando com Educação Ambiental.

Fique por dentro dessas atividades pelo instagram @pirirecicla. Se quiser contribuir com o movimento entre em contato diretamente pelo instagram ou pelo telefone (62) 3331-1990, COEPi.