Luthieria Baque de Rocha

Desde 2016 a percussionista Juliana Bernardes coordena na Coepi, atividades de pesquisa e difusão do Maracatu de Baque Virado, mais especificamente os fundamentos da Nação Porto Rico, de Recife/Pernambuco. A partir dessas atividades formou-se o grupo percussivo Maracatu Baque de Rocha. Entendendo que a vivência do Maracatu agrega diversas linguagens artisticas como a música, a dança, o artesanato e a luthieria, o grupo passou também a produzir seus próprios instrumentos, agregando aos estudos a pesquisa e prática de construção de alfaias e agbês.


Fomos contemplados pelo Edital 2018 do FAC-GO com o projeto Luthieria Baque de Rocha, que possibilitou a construção na sede da COEPi de uma oficina multiuso com marcenaria completa para a fabricação de tambores, instrumentos de cordas e outras atividades que possam ser propostas, além de ser espaço de convivência para o núcleo de percussão da Coepi. O projeto vai oferecer oficinas de construção de alfaias e agbês e oficina de Maracatu de Baque Virado com os batuqueiros da Nação Porto Rico Testinha e Rumenig Dantas. Prevê também oficina para a construção de um Parque Sonoro criado pelo luthier Márcio Vieira do Circo Teatro UdiGrudi, idealizador do Parque de DiVerSom.


Devido a situação da pandemia, enquanto não podemos realizar as oficinas presenciais, vamos disponibilizar uma série de vídeo-aulas com conteúdos relacionados ao projeto, que você poderá acompanhar em nossas redes sociais. Siga os perfis @maracatubaquederocha e @coepi.piri e fique por dentro.
Asè!