COEPi aprova mais um projeto junto ao Fundo Casa Socioambiental para ser desenvolvido pela Brigada Voluntária Gavião Fumaça de Pirenópolis

O projeto “MIF na Prática: Estratégia para Conservação do Cerrado” tem o objetivo de fortalecer o conceito do MIF – Manejo Integrado do Fogo dentro da Brigada Voluntária Gavião Fumaça, por meio de atividades práticas, nos componentes de educação ambiental e prevenção aos incêndios florestais. As atividades incluem a condução de campanhas de prevenção “Não Coloque Fogo” para conscientização pública, a realização de palestras nas escolas e a realização de visitas técnicas para engajamento com proprietários rurais em áreas críticas. Essas ações são relevantes para conscientizar a população sobre a problemática do fogo, além de gerar aproximação com os proprietários rurais. Além disso, o projeto pretende capacitar brigadistas em técnicas de queima prescrita por meio de expedição para acompanhar queimas realizadas pelo ICMBio em unidade de conservação federal no bioma Cerrado, o que reforça esse componente do MIF. Ainda no intuito de capacitar a Brigada, serão realizados cursos de formação de líderes de combate, de resgate em áreas remotas, e de comunicação não violenta e resolução de conflitos, visando melhorar a segurança da nossa atuação e a comunicação interna. Por fim, está prevista a elaboração de um Manual do Brigadista, garantindo a aplicação de protocolos padronizados e seguros nas operações de controle de fogo.

De acordo com a nova Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Lei nº 14.944, de 31 de julho de 2024) o MIF é um “modelo de planejamento e gestão que associa aspectos ecológicos, culturais, socioeconômicos e técnicos na execução, na integração, no monitoramento, na avaliação e na adaptação de ações relacionadas com o uso de queimas prescritas e controladas e a prevenção e o combate aos incêndios florestais, com vistas à redução de emissões de material particulado e gases de efeito estufa, à conservação da biodiversidade e à redução da severidade dos incêndios florestais, respeitado o uso tradicional e adaptativo do fogo”.

Criada no final de 2020 junto à COEPi, a Brigada Voluntária Gavião Fumaça vem realizando todos os anos capacitações, aquisições de equipamentos, educação ambiental e combate à incêndios florestais em Pirenópolis. Ações com apoio de muitos parceiros, em especial o Fundo Casa Socioambiental. Este quarto projeto aprovado junto ao Fundo Casa é mais um passo rumo a implantação do MIF na região da Serra dos Pireneus e no município de Pirenópolis. Muitas outras ações e parcerias entre sociedade civil organizada, comunidades rurais e urbanas, empresariado e governos serão necessárias para alcançar este objetivo que visa diminuir a ocorrência de grandes incêndios florestais em nossa região, contribuindo para a preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e da estabilidade climática.

O Fundo Casa Socioambiental tem a missão de defender os direitos socioambientais das populações, de modo a promover a preservação e o equilíbrio dos ecossistemas na América do Sul. Para isso, deseja fomentar, dentro e fora da organização, o fortalecimento de capacidades das iniciativas da sociedade civil na América do Sul por meio do apoio financeiro e da cooperação técnica, uma vez que elas, junto ao Estado e ao setor privado, devem proporcionar a diversidade, a democracia e a sustentabilidade ambiental.

Para ficar por dentro das atividades acesse: https://www.instagram.com/brigada.pirenopolis/

Curso de Formação de Brigadista Florestal realizado na COEPi em 2023 com apoio do Fundo Casa.