Na noite de 12 de maio, a COEPi realizou mais uma edição da sua tradicional Feirança, celebrando a cultura popular em Pirenópolis com o tema “Festa do Divino”.
O evento, faz parte das comemorações dos 30 anos da COEPi (1996-2026), reforçando a instituição como um grande palco de integração comunitária, arte e economia criativa.
CULTURA QUE CONECTA GERAÇÕES
À medida que Pirenópolis se aproxima de seus 300 anos (2027), a COEPi celebrará, em 2026, três décadas de existência — consolidando-se como uma jovem adulta enraizada na comunidade local. Sua trajetória valoriza, em primeiro lugar, a própria comunidade, fortalecendo vínculos e saberes e reafirmando seu compromisso com a identidade e a memória coletiva de Pirenópolis.
Apresentando diferentes vertentes da música, do tradicional ao contemporâneo, a Feirança contou com duas atrações: a tradicional Banda de Couro de Pirenópolis, que durante os festejos do Divino desperta a comunidade ao alvorecer, trouxe para nosso quintal o ritmo marcante e ancestral dos tambores de São Benedito. A apresentação, liderada por Jenivaldo de Sá, foi um momento tocante para toda a plateia envolvendo crianças, jovens e adultos.
Logo em seguida tivemos show com o músico Renato Nascente, que levou ao palco um repertório vibrante, acompanhado por Amanda Ricoldi na viola caipira e Raphael Campos na batera. A apresentação, com músicas autorais e do cancioneiro brasileiro, reforça nosso propósito de valorização da música regional independente e de fruição das mais diversas expressões artísticas.
FEIRANTES E COMUNIDADE: JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DO EVENTO
“A Feirança mostra que quando a comunidade se une, a cultura floresce”, destacou a diretora presidente da COEPi, Patricia Ferraz, que reforça: “a força da Feirança vem justamente da participação ativa de feirantes, artesãos e moradores, que transformaram o espaço em uma grande feira colaborativa”.
A Feirança contou ainda com o Bazar do Desapego onde roupas e objetos ganharam novos donos através de trocas e vendas conscientes. E ainda o tradicional Bingo, conduzido pela Isabella Rovo, que animou a todos, anunciando os prêmios doados pelos próprios feirantes. Nesta edição, nossa Cozinha Central foi comandada pelos chefs Italo Cavalcante e Nathalia Alcântara, com muitas novidades deliciosas, além claro, das barraquinhas da comunidade que tornam nossa Feirança possível e mais saborosa: Ana Sara e Abbel, Déborah, Flávia Nutre Bem, Giovanna, Felipe, Suindara e Dona Val.
Nosso próximo grande e esperado evento será o arraial que acontece dia 6 de julho. Anote!!
Este projeto foi contemplado pelo EDITAL REDE ESTADUAL DE PONTOS DE CULTURA DE GOIÁS Nº 18/2024 com realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás através da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura.


























Fotos: Gabriel Cabeça
