Brigada Pirenópolis

Manejo Integrado do Fogo

O que é

Criação de uma Brigada Voluntária de Manejo Integrado do Fogo em Pirenópolis, vinculada institucionalmente à COEPi, a fim de diminuir a ocorrência de grandes incêndios florestais e maximizar a biodiversidade, com foco nas unidades de conservação e zonas de proteção ambiental de Pirenópolis.

Objetivos a Longo Prazo: 

  • Disseminar o conceito e a prática de Manejo Integrado do Fogo (MIF) nos três municípios que dividem a Serra dos Pireneus (Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá);
  • Estabelecer parcerias institucionais a fim de possibilitar a criação de brigadas voluntárias e a implantação do MIF nesta região;
  • Criar uma Rede de Manejo do Fogo dos Pireneus (Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá)
  • Criar uma Política e um Plano Municipal de Manejo Integrado do Fogo em cada município e articulados entre si.

Justificativas 

A mega biodiversidade dos Cerrados somada ao processo acelerado de conversão de áreas naturais em áreas antrópicas neste bioma o colocam no seleto grupo dos “Hotspots” para a conservação da biodiversidade do planeta. Ou seja, ele faz parte dos biomas mais ricos e mais ameaçados. Desmatamentos e incêndios florestais são as maiores ameaças.

Todos os anos sofremos com incêndios florestais descontrolados no município de Pirenópolis, afetando unidades de conservação da natureza (Parque Estadual da Serra dos Pireneus, APA Estadual da Serra dos Pireneus, Monumento Natural Municipal Cidade de Pedra, RPPN’s – Reservas Particulares do Patrimônio Natural) e as Zonas de Proteção Ambiental de Pirenópolis estabelecidas pela lei do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Pirenópolis (os morros que circundam a sede municipal).

Apesar de existir um Batalhão de Bombeiro Militar em Pirenópolis, seu contingente e equipamentos frequentemente não são suficientes para lidar com esses incêndios que surgem em diversas áreas simultaneamente e muitas vezes em grandes extensões. Nesses casos é comum a vinda de ajuda externa de outros batalhões de bombeiros e brigadas, que implica em grandes custos e numa demora para se iniciar o combate mais efetivo aos incêndios.

A formação de uma brigada voluntária, bem equipada e treinada para iniciar um processo de Manejo Integrado do Fogo (MIF), será crucial para lidar com as queimadas florestais que deverão se tornar mais frequentes e intensas devido ao aquecimento global que estamos vivendo. O MIF é a abordagem mais moderna que existe, voltada para minimizar a ocorrência de grande incêndios florestais e para conservar a biodiversidade do Cerrado, um bioma savânico onde o fogo é um elemento determinante de sua composição e dinâmica.

Além de combater os indesejados incêndios florestais, esta brigada poderá auxiliar os órgãos competentes na implantação do MIF nas unidades de conservação e zonas de proteção ambiental de Pirenópolis, além de poder contribuir com a realização de queimas controladas de pastagens em propriedades privadas, conforme previsto na legislação, evitando que essas saiam de controle e queimem áreas naturais.

Coordenação 

Rogério Dias, Tadeu Costa, James Gachet, Jasmim Madueño, Tilak Muller, Thayana Conrado.

Primeira reunião da Brigada com bombeiros em 2020.

Resultados Alcançados

Até o presente, além da equipe de coordenação, temos 20 voluntários interessados em se tornar brigadistas e 13 voluntários interessados em participar da equipe de apoio.

Em 2020, cinco destes voluntários colaboraram a combater dois incêndios florestais em Zonas de Proteção Ambiental de Pirenópolis (Morro do Frota e Morro Boa Vista.) 

Duração

Prazo indeterminado, dependente da obtenção de recursos.

Recurso

Orçamento de R$78.000,00 (construção de depósito e aquisição de EPIs e equipamentos de combate para 10 brigadistas).

Fonte

Sendo captado através de compensação ambiental / conversão de multas ambientais junto à Secretaria de Meio Ambiente de Pirenópolis e através de financiamento coletivo, captação de recursos via editais e parcerias com entidades privadas.

Situação atual

Realizando reuniões mensais de planejamento e capacitação (Encontros sobre Fogo) desde outubro de 2020. Em 2021 passaram a ser virtuais. 

Dando continuidade na angariação de voluntários interessados em participar como brigadista e como equipe de apoio.

Iniciando articulações institucionais para viabilizar o treinamento dos brigadistas.

Iniciando campanhas de comunicação e de arrecadação de fundos.

Que Colaborar?  Informações:

tel: COEPi (62) 993921437           E-mail: brigada@coepi.org.br 

Instagram: @brigada.pirenópolis