COEPi Encampa a Formação de uma Brigada Voluntária de Manejo Integrado do Fogo em Pirenópolis

No final de setembro de 2020 fomos procurados por Giselle Martins, Wender de Macedo e Mateus Terra, integrantes do Coletivo Consciência Limpa, quando fizeram a proposta de formar uma brigada voluntária de combate a incêndios florestais vinculada à COEPi. Este novo coletivo que se formou em nossa cidade já havia combatido um incêndio no Morro do Frota nesta seca e preocupados com a preservação do Cerrado tiveram a ideia de procurar uma instituição da sociedade civil que pudesse abarcar este projeto de formação de uma brigada voluntária. Recebidos pelo biólogo Rogério Dias, coordenador no Núcleo de Educação Ambiental da COEPi, o grupo encontrou respaldo às suas preocupações e propostas. Rogério já havia participado de projetos de pesquisa sobre a ecologia do fogo no Cerrado, a qual procura entender as relações e impactos deste fenômeno com os diferentes ecossistemas e a biodiversidade de nossa savana. Também já havia participado de outra iniciativa anos atrás de formação de uma brigada em Pirenópolis. Ele então propôs ao grupo uma visão mais ampla e moderna ao problema: a implantação do MIF – Manejo Integrado do Fogo em Pirenópolis e região. Trata-se de uma abordagem científica que se utiliza de uma série de estratégias e técnicas para prevenir e evitar grandes incêndios florestais e para preservar e restaurar a biodiversidade de uma determinada área ou região. O MIF vem sendo utilizado com sucesso em parques e reservas ambientais em savanas da Austrália, África e América do Sul. No Brasil existem boas experiências no Parque Nacional das Emas em Goiás e num mosaico de unidades de conservação no Tocantins através do projeto Cerrado-Japão, numa parceria entre ICMBio, Secretaria de Meio Ambiente do Tocantins com apoio do Governo Alemão. Para saber mais entre no site: http://cerradojalapao.mma.gov.br/mif

Nas primeiras sextas-feiras de outubro e de novembro foram realizados dois Encontros sobre Fogo na COEPi onde o grupo iniciou um processo de discussão e formação sobre MIF. No primeiro encontro o grupo pode conhecer os equipamentos de proteção individual e de combate a fogo apresentados pelos bombeiros Aspirante Abel e Sargento França do 17º Batalhão de Bombeiros Militar de Pirenópolis. O novo Comandante deste Batalhão, Tenente Coronel Renato foi procurado por Dias e já se colocou à disposição para contribuir com a formação desta brigada. No segundo Encontro sobre Fogo o grupo recebeu o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Pirenópolis, Danilo de Pina, e representantes do PEP – Parque Estadual da Serra dos Pireneus (José Francisco e Franklin) que também demonstraram interesse e apoio a esta iniciativa. Também estiveram presentes os bombeiros Cabo Átila e Sargento Silva que puderam esclarecer uma série de questões sobre a atuação dos bombeiros. Os representantes da SEMA, do PEP e do 17º BBM comentaram as dificuldades para se combater os incêndios florestais e a necessidade de maior união entre poder público e a sociedade civil para enfrentar as queimadas. Esta cooperação entre instituições governamentais, não-governamentais, empresas, proprietários rurais e moradores do município é uma das estratégias necessárias para a implantação do Manejo Integrado do Fogo.

Uma semana após o primeiro Encontro sobre Fogo alguns membros do Coletivo Consciência Limpa (Wender, Mateus, James e Giselle) e os bombeiros de Pirenópolis combateram uma queimada na mata do Morro Boa Vista, o qual juntamente com o Morro do Frota e o Morro Santa Bárbara fazem parte das Zonas de Proteção Ambiental no entorno de Pirenópolis. Além dessas ZPAs, a intenção desta Brigada Voluntária de MIF é atuar prioritariamente nas unidades de conservação da natureza existentes no município de Pirenópolis (Parque e APA dos Pireneus, Monumento Natural Cidade de Pedra e RPPNs – Reservas Particulares do Patrimônio Natural).

Nossa intensão é dar continuidade aos Encontros sobre Fogo toda primeira sexta feira do mês às 19:00h na sede da COEPi trazendo mais informação sobre MIF e agregando novos colaboradores interessados em contribuir com esta iniciativa. Há necessidade de criarmos uma grande rede colaborativa para enfrentar as queimadas de uma forma mais estratégica visando a conservação dos ecossistemas naturais e da enorme biodiversidade do Cerrado. Precisaremos de brigadistas voluntários (que serão treinados e equipados), bombeiros, gestores, cientistas e apoio na logística (transporte e alimentação de brigadistas e bombeiros). Caso você tenha interesse em colaborar, compareça!! Nossos encontros são feitos com os cuidados exigidos nesse período de pandemia, com os participantes usando máscara e preservando o distanciamento social mínimo.