Projeto AFLORA

Depois de um 2023 repleto de atividades e novidades, apresentamos o projeto AFLORA e anunciamos mais uma temporada de programação intensa e variada, para toda a nossa comunidade! 

A COEPi foi recentemente contemplada pelo Programa Olhos d’Água, por meio do Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, e receberá recursos do Ministério da Cultura para a manutenção de sua sede e programação em 2024. O Programa Olhos d’Água visa descentralizar atividades formativas em suas diversas modalidades, ao mesmo tempo que fortalece iniciativas da sociedade civil voltadas à educação socioambiental, cultural e artística, em todas as unidades da federação.

Em agosto de 2023, na ocasião do lançamento deste Programa, o Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, enfatizou que a diversidade de iniciativas e, ao mesmo tempo, de necessidades locais impede que um modelo único e totalizante seja adotado para praticar a formação cidadã, artística e cultural no Brasil. Segundo o Secretário, a criação de uma Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, a partir das iniciativas contempladas pelo Programa Olhos d’Água, retoma a importância da inserção social de organizações como a COEPi: “Compreendemos que existe em nosso país um número expressivo de instituições culturais da sociedade civil que atuam com formação nas mais diversas linguagens e segmentos culturais. São instituições que desenvolvem tecnologias socioculturais e educativas com conceitos, metodologias, experiências e práticas que atuam diretamente na vida de crianças e jovens com artes, criando repertórios culturais, estéticos, técnicos, gerando impactos sociais nos territórios que atuam. São companhias, grupos e coletivos de teatro, dança, circo, literatura, audiovisual e de culturas indígenas e afro-brasileiras, instituições vitais para a cultura brasileira. Esta rede será uma instância que fará conexões entre essas experiências e instituições de nosso país, realizadoras também de políticas públicas”, afirmou Fabiano Piúba. 

Sendo assim, as atividades oferecidas no âmbito do AFLORA reforçarão o compromisso da COEPi com a integração com a comunidade, através da promoção do bem-estar coletivo e da formação cidadã, por meio da educação, da sensibilização estética, da promoção da diversidade cultural e dos conhecimentos artísticos e científicos. Ao longo de 2024, a programação do AFLORA contará com oficinas regulares de Mosaico, Serigrafia Artesanal, Macramê, Cerâmica, Agroecologia, Viola Caipira, Audiovisual, Capoeira Angola, Dança Contemporânea, Dança Afro-brasileira e Maracatu. As atividades do CriArte também serão ampliadas, trazendo educação musical, artística e ecológica para crianças entre 6 e 12 anos, duas vezes por semana no contraturno escolar.

A Oca da Terra – nosso museu de ciências que acabou de ser reformado e revitalizado –, contará com curadoria e seguirá aberto ao público. Já em 4 de março retomamos as atividades da Feirança, nosso evento mensal que reúne artesãos, comerciantes e cozinheiros locais, para a tessitura de redes de economia circular e solidária. 

Há outras novidades chegando e seguiremos compartilhando, por aqui e em nossas redes, a nossa agenda de atividades e eventos! Vamos anunciar, em breve, mais informações sobre como você pode se inscrever nas atividades e viver o AFLORA conosco! 

Se quiser saber mais sobre o Programa Olhos d’Água, acesse: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/editais/editais/2023/inscricoes-em-andamento/anexos/edital-escola-livres