Boletim Feirança 2023. Evento mensal de economia solidária, orgânica e artística na COEPI.

A Feirança é um evento rico em diversidade e quando olhamos para as edições realizadas no ano passado percebemos que não foi diferente. Com suas apresentações culturais, autorais e artesanais, além de contar com uma gastronomia deliciosa, a Feirança é um evento que promove apoio a artistas, pequenos produtores e artesãos locais, visando práticas sustentáveis e a circulação de produtos em pequena escala. Para quem gosta de viver experiências sensoriais, a Feirança é a ocasião ideal. Os visitantes podem explorar diferentes texturas, sons, sabores e cores, estimulando seus sentidos e vivenciando uma atmosfera acolhedora para todas as idades.
Em 8 edições da Feirança que tivemos a satisfação de realizar em 2023, recebemos talentosos e talentosas artistas: as poetisas Thaise Monteiro e Marieta de Sousa; o grupo de dança Jóias dos Pirineus, com samba de roda, forró e contas sonoras; os músicos Franklin Borges, Toni Ribeiro, Nicoli Salmi e Elon de Souza, com seus repertórios de MPB, e mais. No mês de junho, em uma edição especial com o tema do Meio Ambiente, tivemos a palestra de Jasmim Madueño, idealizadora e coordenadora do projeto Piri Recicla, que conversou conosco sobre a importância da coleta seletiva na cidade e da conscientização sobre a nossa produção cotidiana de resíduos. Reforçando a necessidade de diminuição da produção de lixo, Luciana Bento reiterou que em nossos eventos devemos priorizar o uso de copos ou de garrafas reutilizáveis.


A apresentação “Viola Cabocla” encantou a plateia com seu poético cenário e um espetáculo que contou a história deste instrumento, com patrocínio da Equatorial Energia e com o apoio da Lei Goyazes (SECULT- Governo do Estado de Goiás). Fechando o ano, realizamos uma Feirança no dia da Consciência Negra e nosso coreto foi palco para o Maracatu Baque de Rocha e para Gil Tobias, com sua linda performance e apresentação de letras autorais. O grupo de catira Raiz de Pirenópolis, o Bloco Pequi Sonoro, além do grupo de Capoeira Angola da COEPI, com os professores Wanderson e Botega e seus alunos, somaram-se à Dona Marieta e Adelina em uma noite repleta de arte e mensagens de resistência. Em todas as nossas edições tivemos, ainda, deliciosas comidas e bebidas servidas por diferentes cozinheiros da cidade, além de brincadeiras como bingo, para crianças e adultos.
Comunidade, convívio com a diversidade, contato com a cultura em suas diferentes formas e fortalecimento dos produtores locais: a Feirança é um espaço para congregar tudo isso, para viabilizar uma economia solidária, orgânica e artística, em conjunto com a comunidade Pirenopolina.


Que venha mais Feirança em 2024!