UFG e COEPi realizam o curso “Geoparques: Critérios para Criação e Exemplos no Brasil”

Este foi mais um evento no caminho da criação do Geoparque Pireneus. Realizado nos dias 4 e 5 de março de 2020 em Pirenópolis, o curso foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás em parceria com a COEPi. O curso foi ministrado pelo geólogo Marcos Nascimento, professor da UFRN e um dos coordenadores do Geoparque do Seridó – RN. No primeiro dia teve a parte teórica no Cine Pireneus e no segundo a parte prática foi no Parque Estadual da Serra dos Pireneus e na Reserva Vargem Grande. O Dr. Marcos Nascimento repassou todo o processo técnico e burocrático necessário para que um geoparque possa ser reconhecido internacionalmente com a chancela da UNESCO, um caminho longo mas totalmente viável para o nosso geoparque. O Superintendente do Serviço Geológico do Brasil em Goiás, Geól. Gilmar Rizzotto e o Secretário de Turismo de Pirenópolis, Tur. Marcos Vieira participaram da mesa de abertura, além dos coordenadores do evento e do palestrante. Cerca de trinta pessoas, entre alunos da geologia da UFG, técnicos de diferentes instituições, operadores e guias turísticos e membros no Conselho Gestor Provisório do Projeto Geoparque Pireneus participaram desta capacitação. No final do primeiro dia o grupo aproveitou para conhecer a Oca da Terra, museu de ciências da COEPi onde há uma sessão sobre geologia.

Os coordenadores do evento, a geóloga Claudia Lima da UFG/IESA e o biólogo Rogério Dias da COEPi consideraram que o curso foi um sucesso e mais um passo importante neste processo de criação do Geoparque Pireneus. O amplo conhecimento desta proposta de geoparque por parte da população local e visitantes é um dos passos importantes para sua criação. O trinômio Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo deverão estar presentes cada vez mais em nossas comunidades, instituições e produtos turísticos, em busca do desenvolvimento sustentável. Estão previstos ainda neste ano a realização de uma série de levantamentos dos geosítios da região e a realização de uma capacitação sobre geoturismo para operadores e guias turístico dos três municípios envolvidos.

Aproveitamos para agradecer o apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo de Pirenópolis pela cessão do espaço e fornecimento de lanche, do CPRM pelo transporte, e da Pousada Ikabana pela hospedagem do palestrante.