Oficina Sobre Sementes Crioulas e Agroecologia Reúne Pesquisadores, Agricultores e Ambientalistas na COEPi

O projeto “Modernização do Espaço Demonstrativo de Agroecologia da COEPi” financiado pela Embaixada da Nova Zelândia, inclui uma série de capacitações sobre: sementes crioulas e nativas, banco de sementes, produção de mudas de hortaliças e de árvores, controle integrado de pragas e restauração ecológica. Na última sexta-feira, 31 de maio, um grupo de 30 pessoas teve o privilégio de participar de uma esclarecedora e empolgante oficina sobre sementes crioulas e agroecologia. A oficina foi ministrada pelos pesquisadores da EMBRAPA-Cerrados Altair Machado e Cynthia Machado e pelo agricultor Elias Mesquita do projeto Promessa de Futuro do povoado Caxambu de Pirenópolis. Altair e Cynthia trabalham em pesquisas e projetos de agroecologia, buscando desenvolver e apoiar uma agricultura mais sustentável, saudável e independente. De acordo com os pesquisadores da EMBRAPA, Elias é o agricultor mais bem capacitado regionalmente a plantar e selecionar sementes crioulas ou agroecológicas, coisa rara hoje em dia. Elias conta que além de garantir uma boa alimentação para sua família, sua produção é comercializada ao natural ou na forma de conservas com a marca Promessa de Futuro. Já provamos, aprovamos e recomendamos!!!

Dr. Altair fez um retrospecto da agricultura nas Américas, desde seus primórdios há 7 mil anos atrás no México, quando povos indígenas iniciaram a selecionar e plantar uma imensa variedade de milhos, batatas, abóboras e outros alimentos essenciais. Essa enorme agrobiodiversidade foi a base para o desenvolvimento de diferentes sistemas de cultivos agroecológicos e de diferentes propriedades alimentícias e culturais dos alimentos. Diversidade essa, ameaçada pela agricultura “moderna” que torna agricultores reféns de pacotes tecnológicos, com sementes híbridas ou transgênicas, fertilizantes químicos e agrotóxicos. Após décadas de super valorização de uma agricultura industrial e química, hoje há uma tendência mundial de reconhecer e valorizar a agricultura orgânica e a agroecologia como forma de salvar a natureza e a nossa saúde. 

Altair e Cynthia trouxeram várias cópias de duas publicações da EMBRAPA que foram distribuídas aos participantes da oficina e para a biblioteca da COEPi, são elas: “Manejo da Diversidade Genética do Milho em Sistemas Agroecológicos” e “Manejo da Agrobiodiversidade nos Biomas Cerrado e Caatinga”, ambas de autoria de Altair, Cynthia e colaboradores.

Os pesquisadores da EMBRAPA e o agricultor Elias também trouxeram amostras de sementes crioulas que foram distribuídas aos participantes. Parte das sementes ficaram para serem plantadas na Área Demonstrativa de Agroecologia da COEPi.

Além do apoio financeiro da Embaixada da Nova Zelândia, esta oficina contou com o apoio técnico da EMBRAPA e do Projeto Promessa de Futuro, e da Prefeitura de Pirenópolis que colaborou com o lanche do evento.

Participaram desta oficina proprietários de diferentes sítios, condomínios, projetos e instituições: COEPi, UEG-Pirenópolis,  Condomínio Vagafogo, Macaia, Minha Casa, Suindara, Ahcuni, FAEG-Jovem, Trem do Cerrado, Escola Sathya Sai, EMATER/CPORG, Vale das Copaíbas e JuntaNós.

Dia 28 de junho já está agendada a próxima oficina sobre SOLOS que será ministrada pela Dra. Cynthia Machado da EMBRAPA-Cerrados na sede da COEPi. Reserve já sua vaga pelo tel.: 3331-1990.