Brigada Voluntária Gavião Fumaça de Pirenópolis em Franca Expansão

Protegendo a biodiversidade, os recursos hídricos e o clima.

Iniciada em outubro de 2020 como um projeto institucional da COEPi, a Brigada Gavião Fumaça está completando três anos de muitos trabalhos em prol da conservação da natureza no município de Pirenópolis, Goiás. A cada ano temos aumentado o número de voluntários, de brigadistas qualificados, de equipamentos e de combates aos incêndios florestais.

Em 2021 conseguimos capacitar e equipar cinco brigadistas e combater nove incêndios florestais, incluindo um no Parque Estadual dos Pireneus em parceria com os Bombeiros e a Brigada Aliança, que atua no Parque. Em 2022 capacitamos e equipamos mais sete brigadistas e combatemos 28 incêndios. Em 2023 capacitamos mais vinte brigadistas e adquirimos mais equipamentos de proteção individual e sopradores motorizados para apagar fogo.

Para viabilizar o treinamento e equipamento da brigada buscamos várias parcerias e fizemos campanhas de arrecadação. O 17º Batalhão de Bombeiro Militar de Pirenópolis ofereceu palestras e capacitações sobre combate a incêndios florestais e primeiros socorros. Em 2021 e 2022 a SEMAD/GO contratou a Brigada Aliança para formar brigadistas florestais na região a fim de criar uma brigada para o Parque dos Pireneus. Nossos voluntários aproveitaram a oportunidade de capacitação. Aprovamos dois projetos junto ao Fundo Casa Socioambiental (2021 e 2022) para equipar e capacitar brigadistas. O Instituto Cerrados, a Associação de Atrativos Turísticos de Pirenópolis, a Agrofloresta Antara e a Secretaria de Meio Ambiente de Pirenópolis também doaram equipamentos.  O ICMBio ofereceu um treinamento sobre MIF – Manejo Integrado do Fogo na Floresta Nacional de Silvânia e outro sobre manutenção de equipamentos motorizados, além de participar de encontros visando a implantação do MIF nas RPPNs – Reservas Particulares do Patrimônio Natural da região, reconhecidas pelo órgão como unidades de conservação da natureza federais.

Com recursos do Fundo Casa em 2023 adquirimos um drone para melhorar nossa capacidade de análise dos incêndios e de planejamento dos combates. Realizamos então uma capacitação de pilotos de drone na COEPi. Também incrementamos nossa estação de geoprocessamento com a elaboração de mapas de cicatrizes de fogo (histórico) e de acúmulo de combustível (capim) permitindo assim identificar áreas com maiores riscos de incêndios. Estas são ferramentas tecnológicas indispensáveis para a implantação do MIF.

Atuamos também na conscientização sobre prevenção e os impactos dos incêndios florestais em conversas com a comunidade, na rádio, no site institucional e mídias sociais. Em 2023 intensificamos este trabalho com palestras em escolas e na zona rural e com a distribuição de materiais informativos e placas educativas.

A grande motivação dos voluntários da Brigada Gavião Fumaça é a preservação da fauna e da flora do Cerrado e de nossos recursos hídricos. A diminuição dos incêndios florestais contribui também com a preservação dos solos, com a bioeconomia, com a saúde humana e a diminuição do aquecimento global. Interessados em colaborar com esta causa podem doar para o PIX: brigada@coepi.org.br