Estruturação da Brigada Voluntária de Pirenópolis – Gavião Fumaça

O que é

Com o apoio do Fundo Casa Socioambiental a COEPi está equipando a primeira Brigada Voluntária de Pirenópolis – Gavião Fumaça, vinculada à COEPi, para atuar no combate aos incêndios florestais e na implantação do MIF – Manejo Integrado do Fogo na região da Serra dos Pireneus de Goiás.

Na Serra dos Pireneus existe um mosaico de unidades de conservação da natureza que inclui o Parque Estadual dos Pireneus em sua área culminante e nuclear, a APA Estadual da Serra dos Pireneus em seu entorno, o Monumento Natural Municipal Cidade de Pedra ao norte e 20 RPPNs, a maioria no interior da APA. Na Serra dos Pireneus, divisor continental de bacias, estão as nascentes primárias do Rio das Almas e do Rio Corumbá, importantes rios goianos que seguem para direções opostas, sendo afluentes da Bacia do Tocantins e Bacia do Paraná respectivamente. O Rio das Almas é um dos principais rios que abastecem a Barragem de Serra da Mesa (maior em volume do Brasil).

Os frequentes incêndios florestais descontrolados nesta região estão afetando diretamente esses recursos hídricos, pois apesar do Cerrado ser um bioma em grande parte pirofítico, alguns tipos de vegetação são extremamente sensíveis ao fogo, especialmente as matas ribeirinhas (matas-de-galeria e matas-ciliares) e veredas. Atualmente é evidente o impacto do fogo nas matas-de-galeria da Serra dos Pireneus, com muitas árvores mortas pelas chamas.

É notável na região que muitas nascentes e poços estão secando que a chuva está diminuindo, possivelmente devido às mudanças climáticas, associado ao impacto do fogo nas matas ribeirinhas. A situação urge por ações voltadas à implantação do MIF – Manejo Integrado do Fogo nesta região tanto para proteger a rica biodiversidade quanto os preciosos recursos hídricos existentes no mosaico de unidades de conservação da Serra dos Pireneus de Goiás. Ações essas que poderão mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas  e dos incêndios florestais nesta região.

Com o apoio do Fundo Casa Socioambiental estamos equipando a primeira Brigada Voluntária de Pirenópolis – “Gavião Fumaça”, vinculada à COEPi, para atuar na implantação do MIF – Manejo Integrado do Fogo na região da Serra dos Pireneus de Goiás. Com os recursos doados adquirimos cinco EPIs (Equipamentos de proteção Individual) completos para brigadistas e dois sopradores costais e pudemos iniciar os combates a incêndios florestais de forma adequada, assim como iniciar o planejamento e implantação do MIF nesta região, em parceria com ICMBio, SEMAD-GO, SEMA-Pirenópolis, 17oBatalhão de Bombeiro Militar de Pirenópolis, ABRA – Associação do Córrego Barriguda e Cabeceira do Rio das Almas, AAPSP – Associação dos Atrativos Turísticos de Pirenópolis e Região da Serra dos Pireneus e proprietários de RPPNs e atrativos ecoturísticos.

Objetivos: 

  • Estruturação da Brigada Pirenópolis através da aquisição de cinco (05) EPIs (Equipamentos de proteção Individual) completos para brigadistas e dois sopradores costais STIHL.
  • Participação em novos treinamentos de combate e MIF – Manejo Integrado do Fogo e de Primeiros Socorros junto ao ICMBio, SEMAD/GO e Corpo de Bombeiros Militar de Pirenópolis.
  • Participação de ações de prevenção de incêndios em parceria com os órgão gestores das unidades de conservação da Serra dos Pireneus (ICMBio e SEMAD/GO)

Coordenação: 

Biól. Rogério Dias

Duração:

agosto/2021 – julho/2022

Recurso:

R$ 29.547,40

Fonte:

Fundo Casa Socioambiental – Edital Fortalecendo Comunidades 2021

Situação atual:

Equipamentos de proteção individual e de combate adquiridos

Sete focos de incêndios florestais combatidos na estação seca de 2021 em unidades de conservação e atrativos ecoturísticos de Pirenópolis, incluindo um no Parque Estadual da Serra dos Pireneus.

Novos treinamentos e planejamento de ações de MIF sendo articulados com ICMBio, SEMAD-GO, Brigada Aliança e 17º Batalhão de Bombeiro Militar de Pirenópolis, ABRA – Associação do Córrego Barriguda e Cabeceira do Rio das Almas e proprietários de RPPNs e atrativos ecotur’siticos.

Mais informações:

Que Colaborar?  Informações:

tel: COEPi (62) 3331-1990           E-mail: brigada@coepi.org.br 

Instagram:@brigada.pirenópolis